fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Cieam apresenta novo presidente: ‘chega de viver de sobressaltos’

Membro do Cieam há 27 anos, empresário e advogado Luiz Augusto Barreto Rocha é CEO da BDS e Fio de Água e conselheiro na Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT).

22 de junho de 2022

Compartilhe

Presidente Luiz Augusto Barreto Rocha (ao centro) assume interinamente (Foto: Lucas Raposo/RT1)

O Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) apresentou oficialmente seu novo presidente, o empresário e advogado Luiz Augusto Barreto Rocha, em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (22), na sede da entidade.

Membro do Cieam há 27 anos, Rocha é CEO da BDS e Fio de Água e conselheiro na Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e também integra o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT).

Ele assume o cargo interinamente, em mandato de 120 dias. Após este período, está prevista a contratação de um novo presidente executivo para o Cieam. De acordo com o novo dirigente, o desafio será preparar o órgão para este novo modelo de gestão, que já é adotado por entidades como a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), ABIT e Eletros.

“Tenho o desafio de contratar um presidente executivo. Mas antes disso, fazer um desenho do Cieam que queremos. Pretendo, na próxima reunião do Conselho, levar essa proposta. Antes de decidir por uma pessoa precisamos saber o que nós queremos, qual o Cieam que queremos. Ao fazer o desenho do que queremos, poderemos escolher a pessoa certa”, declarou Rocha.

Além disso, outra prioridade da nova diretoria é dar continuidade à prestação de assessoria técnica a juristas que vão defender os interesses do Amazonas no julgamento sobre a manutenção do tratamento diferenciado do Polo Industrial de Manaus em relação à redução do IPI no plenário do Supremo Tribunal Federal.

“Estamos buscando pareceristas de renome nacional, com trânsito no STF, para que nós possamos, nessa interlocução, mais uma vez mostrar que o nosso modelo tem proteção constitucional e que precisa ser preservado, precisa ter garantias mínimas de cumprimento do regramento constitucional. Chega de decisões que fazem com que nosso modelo viva de sobressaltos. Vamos dormir com uma regra e acordamos com outra regra”.

Luiz Augusto Barreto Rocha foi empossado no cargo de presidente do Cieam em substituição a Wilson Périco que, após 10 anos na presidência da entidade de classe, renunciou para tentar se eleger como deputado estadual pelo Avante, partido do prefeito David Almeida.

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Concurso da Agência de Fomento do AM abre inscrições no dia 18 de julho

São ofertadas 30 vagas para nível superior neste certame, onde os salários chegam até R$ 6,5 mil. O edital já pode ser consultado hoje no site da comissão organizadora.

30 de junho de 2022

Conheça o Empresa Fácil, sistema que facilita abertura de empresas em Manaus

O Empresa Fácil coleta os dados necessários para o funcionamento da empresa pelo preenchimento de formulário eletrônico único, disponível na internet, pelo site da Jucea.

29 de junho de 2022

“Porta-voz da ZFM”, Daniella Consentino deverá presidir a Caixa

Braço direito de Paulo Guedes, Consetino deixa a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade pouco mais de quatro meses após assumir a predidência.

29 de junho de 2022

PIM fecha primeiro quadrimestre com alta de 8,96% no faturamento

Entre janeiro e abril, o faturamento total do Polo Industrial de Manaus ficou em R$ 52,68 bilhões, o que representa alta de 8,96% em relação ao mesmo período de 2021.

29 de junho de 2022

Amazonas melhora índice e obtém nota A em transparência fiscal

O Amazonas está entre os Estados que tiraram nota A juntamente com Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.

28 de junho de 2022

Programa de capacitação em tecnologia para mulheres tem inscrições abertas

Programa Santander Code Girls 2022, uma iniciativa do Santander Universidades, atende a mulheres que têm interesse na área de Tecnologia e desejam trabalhar com programação.

28 de junho de 2022

Postos já recebem gasolina com desconto de impostos federais

Desconto ainda é gradual, já que o repasse depende dos estoques das distribuidoras, mas o governo negocia com o setor uma alternativa para agilizar os cortes nos preços.

28 de junho de 2022

Estados fazem propostas no STF sobre o ICMS dos combustíveis

Governadores, secretários de fazenda e representantes da União participaram de audiência de conciliação marcada por Gilmar Mendes do STF para tratar dos combustíveis.

28 de junho de 2022