Prefeitura promete enviar, ainda em fevereiro, uma mensagem à Câmara Municipal listando todos os pré-requisitos necessários para a implantação da tecnologia 5G em Manaus.
Segundo o Ministério das Comunicações, Manaus não está pronta para receber o 5G (Foto: Reprodução)
Mais de três meses após o encerramento do leilão de frequências 5G no Brasil, Prefeitura e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) ainda estão na fase de elaboração da legislação que vai garantir a implantação da tecnologia na capital. A informação é do secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior. Em entrevista ao RealTime1, o titular da Semtepi, revelou que a Prefeitura trabalha em uma mensagem que será enviada ao Legislativo Municipal listando todos os pré-requisitos necessários para a chegada do 5G em Manaus.
Segundo o secretário, as conversas iniciaram no início deste ano e a previsão é de que a mensagem da Prefeitura seja encaminhada à Câmara Municipal de Manaus ainda em fevereiro.
“Estamos abrindo diálogo com a CMM desde o início do ano. Vamos encaminhar à Câmara uma mensagem colocando todos os pré-requisitos necessários para que as empresas possam investir em 5G na nossa cidade. Neste ano estaremos preparados para receber o 5G. Acredito que nesse mês de fevereiro iremos bater o martelo quanto a isso”, garantiu Radyr.
Ainda segundo o secretário, a intenção é expandir o sinal do 5G também para a zona rural.
“Estudamos legislações de outras cidades. Vai sair uma legislação bem redonda para que a gente não tenha problemas em instalar o 5G na nossa cidade e que também tire a zona rural deste vazio digital em que hoje está”, declarou.
O Ministério das Comunicações informou no último dia 26 de janeiro que 12 das 26 capitais brasileiras já estão totalmente prontas – tanto em infraestrutura quanto em legislação – para receber a quinta geração de internet móvel, o 5G. Manaus não entra na lista.
As capitais que já poderiam receber a tecnologia, de acordo com o Ministério são: Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista.
Leiloado em novembro do ano passado, o padrão 5G oferecerá internet de alta velocidade em todas as capitais brasileiras até 31 de julho deste ano.
A responsabilidade de fiscalização e regulamentação das antenas que serão instaladas em todo o Brasil é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que participará de todo o processo de transição da atual rede de antenas para o novo padrão.
Texto: Lucas Raposo
Leia mais: