fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Amazonastur quer incluir flutuantes como ‘Prestadores de Serviços Turísticos’

O pedido é uma tentativa de regularização dos flutuantes da orla do Tarumã-açu., junto ao Ministério do Turismo. Amazonastur ainda aguarda retorno por parte do ministério.

25 de novembro de 2021

Compartilhe

Amazonastur quer incluir flutuantes no Cadastur (Foto: Reprodução)

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) solicitou ao Ministério do Turismo a inclusão da nomenclatura ‘flutuante turístico’ no sistema do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O pedido é mais uma tentativa de regularização dos flutuantes da orla do Tarumã-açu, agora, voltada à esfera federal. A secretaria aguarda retorno por parte do ministério.

A Amazonastur informou que em abril deste ano encaminhou nota técnica ao Ministério do Turismo solicitando a inclusão da tipologia ‘flutuante turístico’ no sistema Cadastur. Segundo a secretaria, a efetivação do cadastro proporciona maior controle da atividade turística local, promovendo o ordenamento e a geração de emprego e renda na cidade. 

A empresa ainda ressaltou que aguarda retorno do ofício, por parte do Ministério do Turismo, para dar prosseguimento com a documentação necessária. 

Em novembro de 2019, a pasta conquistou a inclusão do barco-hotel na plataforma Cadastur, após a empresa apresentar nota técnica destacando a importância do meio de hospedagem para o desenvolvimento do setor.

Ministério nega ter recebido documento

Por meio de nota a assessoria de imprensa do Ministério do Turismo nega conhecimento sobre a solicitação. Confira a nota na íntegra:

Por parte do Ministério do Turismo, desconhecemos esse pleito. De todo modo, vale esclarecer que flutuantes são equipamentos turísticos. O Produto Turístico se refere a um “Conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acrescidos de facilidades, localizados em um ou mais municípios, ofertado de forma organizada por um determinado preço”.

Inclusão no Cadastur fortalecerá atuação dos flutuantes

O presidente da Associação dos Flutuantes do Rio Tarumã Açu (Afluta), Lúcio Bezerra, conta que o segmento mantém expectativas positivas quanto às iniciativas em andamento voltadas à regularização da atividade do setor, no estado.

Bezerra ressalta que a regulamentação estabelecendo normas para a operação dos flutuantes é essencial para a organização das estruturas, viabilizando o incremento à atividade econômica e a melhor prestação dos serviços à população.

“As expectativas são positivas para os próximos meses. A partir da regulamentação os estabelecimentos poderão solicitar emissão de alvará, por exemplo. Essa organização é fundamental para um setor que atende em média 40 mil pessoas ao mês, em período de maior movimento, entre dezembro e agosto”, comentou.

*Matéria atualizada às 9h50 do dia 25 de novembro para inclusão de resposta do Ministério do Turismo.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:  

Leia mais sobre Economia & Negócios

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022

Veja quais são as novas regras para atendimento nas agências do INSS

Novas regras passam a valer a partir da segunda-feira (4). Mudança inclui a determinação de que as agências fiquem abertas na semana, por seis horas diárias, sem interrupção.

30 de junho de 2022

Polo de Duas Rodas confirma projeção de crescimento no AM em 8% para 2022

Abraciclo e Sedecti realizaram encontro para discutir projetos de melhorias e fortalecimento do Polo de Duas Rodas instalado na Zona Franca de Manaus e que terá crescimento.

30 de junho de 2022

Transportadoras fluviais de cargas do AM podem entrar em greve por 10 dias

Sindarma afirma que uma possível paralisação das transportadoras também iria afetar o abastecimento das cargas nos estados vizinhos do Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

30 de junho de 2022