quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Amazonastur quer incluir flutuantes como 'Prestadores de Serviços Turísticos'

O pedido é uma tentativa de regularização dos flutuantes da orla do Tarumã-açu., junto ao Ministério do Turismo. Amazonastur ainda aguarda retorno por parte do ministério.
COMPARTILHE

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) solicitou ao Ministério do Turismo a inclusão da nomenclatura ‘flutuante turístico’ no sistema do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O pedido é mais uma tentativa de regularização dos flutuantes da orla do Tarumã-açu, agora, voltada à esfera federal. A secretaria aguarda retorno por parte do ministério.

A Amazonastur informou que em abril deste ano encaminhou nota técnica ao Ministério do Turismo solicitando a inclusão da tipologia ‘flutuante turístico’ no sistema Cadastur. Segundo a secretaria, a efetivação do cadastro proporciona maior controle da atividade turística local, promovendo o ordenamento e a geração de emprego e renda na cidade. 

A empresa ainda ressaltou que aguarda retorno do ofício, por parte do Ministério do Turismo, para dar prosseguimento com a documentação necessária. 

Em novembro de 2019, a pasta conquistou a inclusão do barco-hotel na plataforma Cadastur, após a empresa apresentar nota técnica destacando a importância do meio de hospedagem para o desenvolvimento do setor.

Ministério nega ter recebido documento

Por meio de nota a assessoria de imprensa do Ministério do Turismo nega conhecimento sobre a solicitação. Confira a nota na íntegra:

Por parte do Ministério do Turismo, desconhecemos esse pleito. De todo modo, vale esclarecer que flutuantes são equipamentos turísticos. O Produto Turístico se refere a um “Conjunto de atrativos, equipamentos e serviços turísticos acrescidos de facilidades, localizados em um ou mais municípios, ofertado de forma organizada por um determinado preço”.

Inclusão no Cadastur fortalecerá atuação dos flutuantes

O presidente da Associação dos Flutuantes do Rio Tarumã Açu (Afluta), Lúcio Bezerra, conta que o segmento mantém expectativas positivas quanto às iniciativas em andamento voltadas à regularização da atividade do setor, no estado.

Bezerra ressalta que a regulamentação estabelecendo normas para a operação dos flutuantes é essencial para a organização das estruturas, viabilizando o incremento à atividade econômica e a melhor prestação dos serviços à população.

“As expectativas são positivas para os próximos meses. A partir da regulamentação os estabelecimentos poderão solicitar emissão de alvará, por exemplo. Essa organização é fundamental para um setor que atende em média 40 mil pessoas ao mês, em período de maior movimento, entre dezembro e agosto”, comentou.

*Matéria atualizada às 9h50 do dia 25 de novembro para inclusão de resposta do Ministério do Turismo.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:  

COMPARTILHE