fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Associação pede que Ipaam embargue novos flutuantes no Tarumã-Açu

O prazo do embargo se encerraria apenas quando fossem regulamentadas todas as modalidades de 'flutus' que existem na bacia hídrica.

20 de agosto de 2021

Compartilhe

Associação quer que licenciamento seja revisto conforme a modalidade do flutuante (Foto: Reprodução/Afluta)

As discussões em torno da “invasão” de flutuantes na bacia do Tarumã-Açu pode resultar no embargo da construção de novas casas e/ou empreendimentos sobre as águas do local. O pedido partiu da Associação dos Flutuantes do Tarumã (Afluta), que buscou autoridades políticas e órgãos ambientais para que, juntos, evitassem uma espécie de “colapso” no rio.

O presidente da Afluta, Lúcio Bezerra, falou ao RealTime1 que, nesta quinta-feira (19), em reunião na sede do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), foram discutidas algumas estratégias de ordenamento para flutuantes instalados no Tarumã.

Dentre as principais medidas reivindicadas pela associação está a solicitação feita ao órgão ambiental para que seja elaborada uma ação de embargo para novos flutuantes até “que se crie uma regulamentação para todas as modalidades de flutuantes que ali existem”.

“Apresentamos um plano da bacia do Tarumã que contém regras para exploração e ocupação do local e dados, por exemplo, da quantidade que a bacia suporta. Além de solicitar ao Ipaam que faça uma revisão nas diretrizes que permitem o licenciamento das estruturas”, disse Bezerra, referindo-se aos diferentes tipos de edificações sobre os rios, que vão desde moradia a restaurantes e que, por isso, precisavam de modelos diferentes de licença ambiental.

Segundo dados preliminares levantados por equipes técnicas do Ipaam, hoje existem cerca de 489 estruturas flutuantes na bacia do Tarumã, entre residências, estabelecimentos comerciais, balneários e outros. Associados à Afluta são 79.

Preocupação não é de hoje

De acordo com o presidente da Afluta, a preocupação com o crescimento no número de flutuantes no Tarumã existe desde o final de 2019, quando houve uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com a participação de políticos e órgãos públicos.

Segundo ele, as tratativas só puderam se retomadas com maior intensidade neste momento, quando a pandemia da Covid-19 tem sido freada com o avançar da vacinação. Ontem (19), a pauta voltou a ser mencionada na Aleam, onde foi sugerida uma nova audiência pública.

“Nosso principal objetivo é a preservação ambiental e eu acredito muito no potencial deste grupo de trabalho para dar uma resposta efetiva à sociedade”, frisou Lúcio, destacando que partiu da Afluta a observação e denúncia sobre o aumento no número de “flutus” no Tarumã.

“O poder público estava se omitindo. Com exceção da Capitania dos Portos que está sempre presente ali, todos os demais órgãos competentes se omitiam e eu não sei o porquê”, completou.

A próxima reunião já está marcada: 3 de setembro. Nesta data, será apresentado um esboço final do Plano da Bacia do rio Tarumã-Açu, além das respostas às demandas feitas pela Afluta.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021

Aplicativo PAC Digital bloqueará o acesso de faltosos por 30 dias

O bloqueio temporário por 30 dias ocorre depois da segunda falta registrada no sistema do PAC Digital. Quase mil pessoas já faltaram ao agendamento.

19 de outubro de 2021