fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Primeira reunião de 2022 marca estreia da nova presidente do CAS

Daniella Marques Consentino foi nomeada secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e deverá presidir a reunião do CAS no próximo dia 24.

16 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Daniella Marques Consentino foi nomeada no dia 2 de fevereiro (Foto: Reprodução)

A primeira reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) em 2022, marcada para o próximo dia 24 de feveiro, além de celebrar o aniversário de 55 anos do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) irá apresentar algumas novidades para empresários e investidores.

Ao RealTime1, a Suframa confirmou que o encontro deverá ser o primeiro presidido pela nova secretária especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques Consentino, que foi nomeada secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia no dia 2 de fevereiro, em substituição a Carlos da Costa.

Ela atuou como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do ministro Paulo Guedes desde o início do governo, em 2019.

Licitação de Lotes do DAS

Durante a reunião, será publicado ainda o Edital de Licitação de lotes do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). No total, serão disponibilizados 267 lotes, nos municípios de Manaus e Rio Preto da Eva, com áreas que variam entre 100 e 2.500 hectares.

“Esse Edital é inédito e tem por objetivo destinar essas áreas agropecuárias para os fins que foram criados. Nossa expectativa então é ter um afluxo de projetos agroindustriais no DAS de maneira que esses mesmos projetos gerem renda e emprego na própria região”, explicou o Superintendente-Adjunto de Projetos da Suframa, Dower Borges.

Ele explica que, para participar do certame, investidores e empresas interessadas deverão apresentar projeto técnico e econômico do empreendimento. O documento será analisado pelo corpo técnico da Suframa para avaliar a viabilidade do projeto.

Além disso, a programação da reunião inclui também a entrega da revitalização do Distrito Industrial e assinatura de acordo de cooperação técnica de cidades inteligentes com os municípios de Manacapuru e Silves, acordos de cooperação técnica com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e com as juntas comerciais do Acre e de Rondônia.

Número de projetos supera primeira reunião de 2021

Dower Borges garante ainda que a pauta da reunião do próximo dia 24 já conta com mais de 30 projetos, o que ja supera a reunião do CAS de fevereiro de 2021

“Isso aí ja nos dá esperança de que este ano seja ainda melhor que o ano passado e que com isso a gente consiga desenvolver ainda mais a nossa indústria, nossos serviços e a agroindústria”, finalizou.

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Wilson Lima anuncia investimentos de quase R$ 25 milhões para CT&I

Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam), os recursos serão aplicados em sete editais, sendo seis inéditos, de programas de apoio a pesquisas científicas.

26 de maio de 2022

Para economistas, ICMS em 17% terá pouco impacto na redução de preços

Economistas acreditam que projeto que estipula teto de 17% na cobrança de ICMS não resultará em redução expressiva no preço do combustível, com queda de até 5% nos preços.

26 de maio de 2022

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022