fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Suframa vai esclarecer mudanças nos projetos industriais

Videoconferência híbrida vai orientar empresas e consultores a respeito das principais mudanças na apresentação, análise, aprovação e acompanhamento de projetos industriais.

17 de dezembro de 2021

Compartilhe

Videoconferência será híbrida: presencial, no auditório da Autarquia e on-line (Foto: Reprodução)

Com o propósito de orientar as empresas e os consultores atuantes na Zona Franca de Manaus (ZFM), bem como nivelar os conhecimentos a respeito das principais mudanças na apresentação, análise, aprovação e acompanhamento de projetos industriais, a Suframa realiza na próxima terça-feira (21), a partir das 10h, uma videoconferência híbrida: presencial; no auditório da Autarquia e on-line por meio do link: https://youtu.be/dZ37BsoUNMQ.

As alterações nos projetos técnico-econômicos que visam à obtenção dos incentivos fiscais nas áreas administradas pela Suframa estão contidas na Resolução nº 205/2021 do Conselho de Administração da Suframa (CAS) de 25 de fevereiro de 2021, publicada em 11 de março de 2021, que revogou a Resolução CAS nº 204/2019 e entrará em vigor em janeiro de 2022.

Entre as principais mudanças, por exemplo, estão o fim do Laudo de Operação (LO), Laudo de Produção (LP) e do Relatório de Acompanhamento de Projetos (RAP). Estes documentos serão substituídos pelo Relatório Demonstrativo de Acompanhamento de Projetos (RDAP): documento emitido pela empresa titular de projeto industrial aprovado acerca da evolução do respectivo projeto e do cumprimento das demais disposições normativas aplicáveis; e pelo Parecer de Acompanhamento do Projeto (PAP): documento emitido pela Suframa, elaborado com base no (RDAP) apresentado, comprovando ou não o atendimento das condições de aprovação do respectivo projeto e do cumprimento das demais disposições normativas aplicáveis.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, ressalta que a reformulação das regras para análise e acompanhamento dos projetos industriais tem como objetivo a desburocratização dos serviços prestados pela Autarquia e facilitar a realização de negócios na região. “A intenção é que as novas regras propiciem um ambiente de negócios mais atrativo aos investidores nacionais e estrangeiros, bem como possibilite incremento na diversificação dos vetores econômicos da Zona Franca”, frisou.

No roteiro do evento, além de detalhar as modificações referentes à análise e acompanhamento de projetos também serão abordados temas como a suspensão, no período de 29 de dezembro a 09 de janeiro, da emissão dos Pedido de Licenciamento de Importação (PLI); o desenvolvimento de uma nova interface tecnológica para interação entre os tomadores de serviço da Suframa e as equipes técnicas, composto por seis módulos e um sistema de informações, sendo que o módulo de acompanhamento será testado pelas empresas, a partir do mês de abril de 2022; definição do prazo até 31 de junho de 2023 para as empresas apresentarem os Relatórios referentes a 2022; e orientações quanto aos procedimentos referentes ao cancelamento ou criação de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) pela Receita Federal.

Fonte: Suframa

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Parceria busca soluções para desenvolvimento sustentável da Amazônia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Rede Rhisa querem integrar por meio de soluções tecnológicas ao menos duas mil comunidades rurais.

16 de janeiro de 2022

Sine Manaus oferece 79 vagas de empregos novas nesta segunda-feira

Serviço Nacional de Emprego da prefeitura de Manaus tem vagas novas e remanescentes para diversos profissionais, que devem agendar o atendimento por meio da internet.

16 de janeiro de 2022

Burnout, a ‘nova’ síndrome que vai impactar o mundo do trabalho

Organização Mundial do Trabalho reconhece a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional ligada a atividade do trabalhador. Advogada relata o drama após ser diagnosticada.

16 de janeiro de 2022

Pix é a modalidade de pagamento preferida dos ‘pequenos’

Ao menos 86% dos pequenos negócios realizados no País estão utilizando o Pix como forma preferencial de pagamento. Essa modalidade foi desenvolvida pelo Banco Central.

15 de janeiro de 2022

Pandemia afetou mais empreendedores negros, diz pesquisa do Sebrae

A 13ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios, feita pelo Sebrae, apontou que 72% dos empresários negros estão faturando menos que brancos.

15 de janeiro de 2022

Supremo Tribunal recebe nova ação contra a PEC dos Precatórios

Ação apresentada ao Supremo Tribunal Federal pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil questiona vários pontos da emenda aprovada no Congresso.

15 de janeiro de 2022

Governo Bolsonaro implodiu mesa de negociação e pode encarar greves

Presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado prevê que a falta de diálogo com categorias do serviço público causará sucessivas paralisações e greves.

15 de janeiro de 2022

Pagamento pela internet conquistou a preferência dos brasileiros

Levantamento feito por empresa especializada em novas tecnologias mostrou que em 2021 mais da metade dos brasileiros optaram por realizar pagamentos via internet.

15 de janeiro de 2022