fbpx

sexta, 12 de agosto de 2022

Cidade flutuante: Tarumã lembra cenário da Manaus dos anos 20

Reportagem mostra pontos em comum e diferenças entre casas que serviam de moradia na primeira metade do século XX e os empreendimentos comerciais que se tornaram lazer.

21 de dezembro de 2021

Compartilhe

Construções sobre rios fazem parte da paisagem de Manaus há muito tempo (Foto: RealTime1)

O ano é 1920, fim do ciclo da borracha, Manaus passa por um momento difícil de grave crise financeira. Desempregados e sem condições de manter uma casa, os mais pobres migram para as margens dos rios e enxergam no espelho d’água doce uma oportunidade. 

Construídas com madeira sobre toras de árvores de espécies pesadas, firmes e tão baratas que eram descartadas por madeireiros no rio, casas flutuantes, construídas sobre os rios rapidamente tomaram conta de toda a orla da capital do Amazonas. Nascia a cidade flutuante.

Hoje, 2021, fim de semana em Manaus. Alguns dos locais mais procurados por quem quer paz e diversão perto da natureza estão sobre o rio Tarumã. São centenas de flutuantes que atendem um público bem variado. Os particulares são alugados por grupos de amigos e famílias. Os comerciais servem bebida, comida, como bares e restaurantes.

A primeira reportagem da série sobre os flutuantes do Tarumã produzida pelo Realtime1 mostra os pontos em comum e as diferenças entre as casas que serviam de moradia para os sem teto da primeira metade do século XX e os empreendimentos comerciais que se tornaram uma das principais opções de lazer dos manauaras.

Veja a reportagem especial abaixo:

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022