fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Cidade flutuante: Tarumã lembra cenário da Manaus dos anos 20

Reportagem mostra pontos em comum e diferenças entre casas que serviam de moradia na primeira metade do século XX e os empreendimentos comerciais que se tornaram lazer.

21 de dezembro de 2021

Compartilhe

Construções sobre rios fazem parte da paisagem de Manaus há muito tempo (Foto: RealTime1)

O ano é 1920, fim do ciclo da borracha, Manaus passa por um momento difícil de grave crise financeira. Desempregados e sem condições de manter uma casa, os mais pobres migram para as margens dos rios e enxergam no espelho d’água doce uma oportunidade. 

Construídas com madeira sobre toras de árvores de espécies pesadas, firmes e tão baratas que eram descartadas por madeireiros no rio, casas flutuantes, construídas sobre os rios rapidamente tomaram conta de toda a orla da capital do Amazonas. Nascia a cidade flutuante.

Hoje, 2021, fim de semana em Manaus. Alguns dos locais mais procurados por quem quer paz e diversão perto da natureza estão sobre o rio Tarumã. São centenas de flutuantes que atendem um público bem variado. Os particulares são alugados por grupos de amigos e famílias. Os comerciais servem bebida, comida, como bares e restaurantes.

A primeira reportagem da série sobre os flutuantes do Tarumã produzida pelo Realtime1 mostra os pontos em comum e as diferenças entre as casas que serviam de moradia para os sem teto da primeira metade do século XX e os empreendimentos comerciais que se tornaram uma das principais opções de lazer dos manauaras.

Veja a reportagem especial abaixo:

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Carreta Vacina Amazonas atende moradores do Tarumã a partir de hoje

A unidade móvel conta com profissionais de saúde oferecendo atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h, ao público do bairro Tarumã.

19 de janeiro de 2022

UEA aplica provas de Habilidades dos cursos de Dança, Teatro e Música

Candidatos aos cursos de Dança e Teatro farão prova de forma virtual; para o curso de Música a prova teórica será presencial e a prova prática será virtual.

19 de janeiro de 2022

Amazonas registra quase 5 mil novos casos de Covid-19 nas últimas horas

O aumento é de 64,03% se comparado os recentes dados com os mesmos dados do dia 18 de janeiro do ano passado, quando o Amazonas registrava apenas 1.790 novos casos de Covid.

18 de janeiro de 2022

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022