sexta-feira, 14 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Com Marilene Corrêa, já são cinco os amazonenses na equipe de transição

Ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas deve atuar no grupo de trabalho do Meio Ambiente. Marilene possui pós-doutorado e tem mais de 40 anos no magistério superior.
COMPARTILHE
Marilene Corrêa assina prefácio do livro 'Nossas Utopias' do ex-senador pelo PT, João Pedro (Foto: Divulgação/USP)
Marilene Corrêa é professora e pesquisadora da Ufam (Foto: Divulgação/USP)

A professora pós-doutora Marilene Corrêa, ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai integrar a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Marilene fará parte do grupo de trabalho do Meio Ambiente. Com a ex-reitora, agora já são cinco os representantes do Amazonas a compor a equipe de transição.

Ao RealTime1, a professora diz que participar do grupo de trabalho, na condição de pesquisadora da Ciência e das relações que a Amazônia tem com o Brasil, é fundamental para entender a realidade da região.

“Eu diria que pelo conhecimento da Amazônia e pesquisa que faço há mais de 30 anos, nos autoriza a falar sobre nossa singularidade e especificidade. As políticas nacionais, não se nacionalizam no papel, mas na prática de suas relações e aplicabilidade na região”, e complementa, “a análise da região é fundamental para você propor novas estratégias para uma política nacional, no caso do novo governo Lula”.

Professora Marilene

Natural do município de Carauari, Marilene foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo de reitora da UEA. Possui mais de 40 anos no magistério superior exercendo funções de ensino, pesquisa e extensão.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Tem pós-doutorado na Université de Caen e na Unesco e cursa mais um pós-doutoramento na universidade Sorbonne.

Atualmente, é professora titular da Ufam e coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Ciências Sociais na Amazônia, do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA). Orienta mestrandos e doutorando da Ufam e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Amazonenses na equipe

Os primeiros nomes confirmados foram o do senador Omar Aziz (PSD) e do deputado federal Marcelo Ramos (PSD).

Tatiana Valente, especialista em economia solidária e Bruna Brelaz, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) também participam da equipe técnica de transição.

Da redação

Leia Mais:

COMPARTILHE