terça-feira, 16 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Amazonas tem 19 candidaturas indígenas nas Eleições deste ano

A maioria disputa vagas na Aleam, mas há também nomes entre os majoriários: Anne Moura (PT) concorre como vice-governadora e Israel Tuyuka (PSol) como governador.
COMPARTILHE
Anne Moura (candidata a vice de Braga pelo PT) e Israel Tuyuka para Governo pelo PSol são os únicos indígenas na disputa majoritária no Estado (Foto: Reprodução)
Anne Moura (candidata a vice de Braga pelo PT) e Israel Tuyuka para Governo pelo PSol são os únicos indígenas na disputa majoritária no Estado (Foto: Reprodução)

Nas eleições deste ano, 19 candidaturas se identificam como indígenas no Amazonas, duas a mais do que as registradas nas eleições federais de 2018. Dentre os partidos, o PDT tem o maior número de candidatos indígenas (4), enquanto o PSol aposta em Israel Tuyuka para governador.

Entre os nomes, estão seis candidaturas para deputado federal e 11 para vagas na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Além deles, Anne Moura (PT), candidata ao cargo de vice-governadora na chapa de Eduardo Braga (MDB), se declara indígena.

Brasil tem 178 indígenas candidatos

Em nível nacional, o número de candidaturas é maior desde 2014, quando começou a autodeclaração racial para os candidatos. São 178 indígenas disputando cargos eleitorais este ano, contra 134 de 2018 e 84 de 2014.

Apesar de ser mais do que o dobro em relação a 2014, a proporção não chegou a duplicar, pois o número de candidatos no total aumentou também. Os indígenas passaram de 0,32% para 0,62% dos candidatos. Neste ano, há 28.505 pedidos de registro de candidaturas; em 2014, eram 26.161.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Da Redação, com informações da Agência Câmara

Leia Mais:

COMPARTILHE