A convenção acontece na manhã desta sexta-feira (5), no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. A legenda apoia à reeleição de Omar Aziz e a vitória do ex-presidente Lula.
Ao lado de Braga, no palco, Anne Moura foi anunciada vice na chapa majoritária que concorre ao Governo (Foto: Larissa Cavalcante/RealTime1)
Com uma hora e meia de atraso, o Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) confirmou o nome da secretária nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), Anne Moura, como candidata à vice na chapa majoritária encabeçada por Eduardo Braga.
Em coletiva de imprensa, Eduardo Braga destacou o preparo da companheira de chapa.
“A Anne vem para a nossa chapa não só como a representante da mulher guerreira do Amazonas. Uma menina humilde que sabe da dor do povo da zona leste, norte, mas ao mesmo tempo é uma mulher preparada para nos ajudar a fazer o Amazonas acelerar, crescer, voltar a desenvolvimento”, disse o candidato do MDB.
Anne tem o forte apoio do ex-presidente Lula (PT) e da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. A escolha demonstra a preferência de Braga em dividir neste pleito o palanque com uma mulher na tentativa de se aproximar do eleitorado feminino.
Anne já era cotada para ser vice de Braga por ser um nome próximo de Lula e de peso entre as candidaturas femininas. No último domingo (31), a enfermeira oficializou a candidatura à deputada federal, mas declinou à concorrer à Câmara Federal e agora assume a vaga de vice-governador na chapa da federação.
Cinco nomes eram cotados para o cargo. No PT, Anne Moura e e o ex-senador João Pedro Gonçalves estavam na disputa. No PCdoB os indicados para a chapa majoritária eram a ex-vereadora Lúcia Antony, a professora universitária Arminda Mourão e o metalúrgico Edilon Queiroz.
João Pedro tentou emplacar o nome na disputa. Mesmo contando com o apoio de lideranças internas da legenda, ele foi preterido, o que desagradou parte da militância petista.
Na tentativa de conquistar o terceiro mandato como governador, Braga tem o apoio da da Federação Federação Fé Brasil, que reúne as siglas PT, PCdoB e PV, que tem como candidato à presidência da República Lula (PT).
O ex-governador, que tem como slogan da campanha “Acelera Amazonas: Para crescer tem que mudar”, conta ainda com a aliança do PSD, do senador Omar Aziz, que concorre à reeleição.
O emedebista figura como terceiro colocado nas pesquisas de intenção de votos para Governo do Estado ficando atrás de Wilson Lima (UB) e Amazonino Mendes (Cidadania).
Na convenção estadual do MB também está sendo apresentado os candidatos a cargo majoritários – deputado estadual e federal.
Esta sexta-feira (5) é o último dia para realização das convenções partidárias para escolha de chapas e candidatos. O registro de candidaturas encerra em 15 de agosto.
Texto: Larissa Cavalcante
Leia Mais: