fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

MDB confirma Anne Moura como vice de Eduardo Braga ao Governo do AM

A convenção acontece na manhã desta sexta-feira (5), no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. A legenda apoia à reeleição de Omar Aziz e a vitória do ex-presidente Lula.

5 de agosto de 2022

Compartilhe

Ao lado de Braga, no palco, Anne Moura foi anunciada vice na chapa majoritária que concorre ao Governo (Foto: Larissa Cavalcante/RealTime1)

Com uma hora e meia de atraso, o Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) confirmou o nome da secretária nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), Anne Moura, como candidata à vice na chapa majoritária encabeçada por Eduardo Braga.

Em coletiva de imprensa, Eduardo Braga destacou o preparo da companheira de chapa.

“A Anne vem para a nossa chapa não só como a representante da mulher guerreira do Amazonas. Uma menina humilde que sabe da dor do povo da zona leste, norte, mas ao mesmo tempo é uma mulher preparada para nos ajudar a fazer o Amazonas acelerar, crescer, voltar a desenvolvimento”, disse o candidato do MDB.

Anne tem o forte apoio do ex-presidente Lula (PT) e da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. A escolha demonstra a preferência de Braga em dividir neste pleito o palanque com uma mulher na tentativa de se aproximar do eleitorado feminino.

Anne já era cotada para ser vice de Braga por ser um nome próximo de Lula e de peso entre as candidaturas femininas. No último domingo (31), a enfermeira oficializou a candidatura à deputada federal, mas declinou à concorrer à Câmara Federal e agora assume a vaga de vice-governador na chapa da federação.

Cinco nomes eram cotados para o cargo. No PT, Anne Moura e e o ex-senador João Pedro Gonçalves estavam na disputa. No PCdoB os indicados para a chapa majoritária eram a ex-vereadora Lúcia Antony, a professora universitária Arminda Mourão e o metalúrgico Edilon Queiroz.

João Pedro tentou emplacar o nome na disputa. Mesmo contando com o apoio de lideranças internas da legenda, ele foi preterido, o que desagradou parte da militância petista.

Composição do palanque

Na tentativa de conquistar o terceiro mandato como governador, Braga tem o apoio da da Federação Federação Fé Brasil, que reúne as siglas PT, PCdoB e PV, que tem como candidato à presidência da República Lula (PT).

O ex-governador, que tem como slogan da campanha “Acelera Amazonas: Para crescer tem que mudar”, conta ainda com a aliança do PSD, do senador Omar Aziz, que concorre à reeleição.

O emedebista figura como terceiro colocado nas pesquisas de intenção de votos para Governo do Estado ficando atrás de Wilson Lima (UB) e Amazonino Mendes (Cidadania).

Na convenção estadual do MB também está sendo apresentado os candidatos a cargo majoritários – deputado estadual e federal.

Esta sexta-feira (5) é o último dia para realização das convenções partidárias para escolha de chapas e candidatos. O registro de candidaturas encerra em 15 de agosto.

Texto: Larissa Cavalcante

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Carol Braz quer destinar 30% dos cargos do Governo aos jovens

Carol Braz apresentou propostas para o incentivo dos jovens ao primeiro emprego e oferta de cargos comissionados para este público, caso seja eleita governadora.

12 de agosto de 2022

Wilson adere ao TikTok para ampliar comunicação com eleitores

Wilson Lima anuncia adesão ao TikTok convocando seguidores e fazendo dancinha, para buscar o eleitorado mais jovem, maioria dos perfis do aplicativo.

12 de agosto de 2022

TSE divulga cálculo para distribuição de tempo no horário eleitoral

Conforme a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados. O restante (10%) é dividido igualitariamente. 

12 de agosto de 2022

STF terceiriza para TSE manifestações sobre atos pró-democracia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, defendeu as urnas eletrônicas, disse que é preciso rejeitar o retrocesso e se opôs às fake news.

12 de agosto de 2022

Novas regras incentivam a eleição de mulheres e negros para a Câmara

Novas regras da reforma eleitoral do ano passado dobram o valor dos votos para mulheres e negros candidatos à Câmara dos Deputados, em Brasília.

12 de agosto de 2022

Chapa Solidariedade-PSB assina carta pela ética e boa governança, no AM

Candidato ao Governo do Amazonas pela Coligação ‘Nós, o Povo’, Ricardo Nicolau assinou a carta junto com a candidata a vice-governadora na chapa, Cristiane Balieiro.

12 de agosto de 2022

4 nomes na disputa ao Senado já pediram o registro de candidatura, no AM

Sete candidatos se apresentam para o cargo de senador do Amazonas, mas, até à tarde desta sexta, três deles ainda não registraram pedido de candidatura no TSE.

12 de agosto de 2022

TSE já recebeu nove registros de candidaturas à Presidência da República

Justiça Eleitoral atualizou os dados de registros das candidaturas à Presidência da República, até esta quinta-feira, com nove chapas que pleiteiam disputar as eleições.

12 de agosto de 2022