No próximo dia 26 de março, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizará eleições para reitor e vice-reitor. Cinco chapas concorrem aos cargos.
Para conhecer as propostas dos candidatos para o quadriênio 2025-2029, o RealTime1 entrevistou os postulantes ao cargo.
Estão na disputa:
- Adriana Malheiro: pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação;
- Allan Rodrigues: diretor da Faculdade de Informação e Comunicação;
- Marco Antônio de Freitas: ex-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias
- Tanara Lauschner: professora do Instituto de Computação;
- Therezinha Fraxe: atual vice-reitora da Ufam
Para garantir isonomia e oferecer aos leitores uma análise clara e objetiva das propostas, todas as entrevistas seguem o formato “ping-pong”, com perguntas idênticas para todos os candidatos. As respostas foram publicadas na íntegra, sem edição ou censura, respeitando a ordem alfabética dos entrevistados.
Caso seja necessário, um segundo turno acontece no dia 3 de abril. Será considerada eleita em primeiro turno a chapa que obtiver mais de 50% do percentual de pontos conforme cálculo descrito no art. 20 do Regimento da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária.
A votação será online e a Ufam disponibilizará computadores para que professores, estudantes e servidores técnico-administrativos possam votar. O voto será paritário, garantindo o mesmo peso para todas as categorias – docentes, discentes e técnicos administrativos.
Leia Mais:
- Eleição na Ufam: entrevista com Adriana Malheiro, candidata da chapa ‘A Ufam do Futuro Começa Hoje’
- Eleição na Ufam: entrevista com Allan Rodrigues, candidato da chapa ‘Somos Mais Ufam’
- Eleição na Ufam: entrevista com Marco Antônio de Freitas Mendonça, da chapa ‘Agora é Marcão 25’
- Eleição na Ufam: entrevista com Tanara Lauschner candidata da chapa ‘Mudança! O Coletivo que Transforma’
- Eleição na Ufam: entrevista com Therezinha Fraxe, candidata da chapa ‘Karuana, uma Ufam para Todos’