A 2ª Reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), que aconteceu na tarde desta terça-feira (22) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), discutiu 11 demandas dos setores produtivos, dos mais diversos setores, à prefeitura de Manaus.
O que chamou a atenção, no entanto, foi a ausência de dois dos principais atores na articulação de políticas públicas para no desenvolvimento do modelo Zona Franca de Manaus: o próprio presidente do Fórum, o prefeito David Almeida (Avante), e o superintendente da Suframa, Algacir Polsin.
Na ocasião, o prefeito de Manaus foi representado pelo titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), secretário Radyr Gomes.
Com duas reuniões realizadas, esta é a segunda vez que o FOPAZFM não conta com a presença de seu idealizador e presidente. Na primeira reunião do Fórum, realizada no último dia 27 de abril, David Almeida também não deu as caras.
Procurada pela equipe do Real Time1 sobre a ausência do chefe do executivo municipal na reunião, a prefeitura de Manaus não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta matéria.
Já a Superintendência da Zona Franca de Manaus justificou por meio de nota enviada ao Real Time1 que “o superintendente Algacir Polsin não pôde comparecer à reunião do FOPAZFM por uma questão de conflito de agenda, no entanto, a coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresarias da Suframa, Ana Souza, participou da atividade, representando a Suframa”.
Demandas
Entre as principais demandas discutidas durante o encontro estão: a regularização fundiária e georreferenciamento da gleba completa do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) e área de expansão Distrito Industrial (AEDI), recuperação de vicinais do DAS e asfaltamento de vias da AEDI, revisão de valores para taxa de iluminação pública, melhoria da iluminação pública, iluminação da área rural de Manaus.
Também foram avaliadas proposta de implantação do Refiz Municipal, revitalização do Centro de Manaus por meio do Programa Nosso Centro da Prefeitura de Manaus, adesão do município ao Programa Garantia Safra, capacitação para mão de obra das industrias do Polo Industrial de Manaus, otimização do processo de licenciamento ambiental para a área rural e recuperação das vias do Distrito Industrial II.
No fim da reunião, o subsecretário operacional da Semtepi, Gustavo Igrejas, agradeceu a receptividade com que os membros do fórum têm recebido por parte dos representantes das classes produtivas e entidades parceiras. Para ele, na segunda reunião, o grupo já encaminhou uma série de soluções aos gargalos da produção local.
“Todo mundo está entendendo a importância que o fórum tem e a necessidade de ter essa proximidade e trazer melhorias para a sociedade. Fico muito feliz em ver materializado todo o planejamento que fizemos em janeiro. Estamos na metade do ano e já estamos realizando nossa segunda reunião com diversas ações já resolvidas e com muitas outras demandas com resoluções encaminhadas”, disse Igrejas.
Quem participou?
Além do titular da Semtepi, também compuseram a mesa: o Secretário Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire; o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski; o Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota; o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Trabalho e Renda, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Willian Alemão (Cidadania); 2º vice-presidente da CMM, vereador Diego Afonso (PSL) e o e o subsecretário operacional da Semtepi, Gustavo Igrejas..
Reportagem: Lucas Raposo,
Leia mais: