fbpx

domingo, 16 de maio de 2021

Wilson Lima pede ajuda das Nações Unidas no combate à pandemia

Em reunião do Fórum de Governadores, Wilson Lima reforçou o pedido de auxílio ao organismo internacional para a aquisição de medicamentos, equipamentos, insumos e vacinas.

17 de abril de 2021

Compartilhe

Pedido foi feito durante reunião virtual do Fórum Nacional de Governadores e a secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina J. Mohammed (Foto: Reprodução)

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), reforçou o pedido de auxílio da Organização das Nações Unidas (ONU) para a aquisição de medicamentos, equipamentos, insumos e, principalmente, vacinas, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.

O pedido foi feito durante reunião virtual do Fórum Nacional de Governadores e a secretária-geral adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, nesta sexta-feira (16).

“Nosso apelo maior à ONU é no sentido de conseguir insumos e medicamentos e que, também, nos ajude nesse processo da vacinação. Nos ajudar na aquisição de mais doses, porque essa é a ferramenta mais poderosa, mais importante, que a gente tem para combater a Covid-19”, disse o governador, durante pronunciamento no fórum.

Os organismos internacionais têm prestado grande auxílio ao Amazonas no combate ao novo coronavírus. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por exemplo, doou 122 mil testes rápidos de antígeno para a detecção do vírus.

Além disso, o Amazonas é um dos beneficiados da campanha global de arrecadação de fundos “Dê um Fôlego para a Saúde”, da Fundação OMS e Organização Mundial da Saúde (OMS), que doou, aproximadamente, US$150 mil para aquisição de equipamentos para oito municípios do interior do Amazonas.

O Hospital Sírio-Libanês e Opas têm sido fundamentais para a modernização da gestão da rede estadual de saúde. A parceria tem contribuído para melhorar protocolos e otimizar a capacidade de atendimento na rede.

Terceira onda

Ainda durante o pronunciamento, o governador destacou que, enquanto muitos estados do Brasil enfrentam o segundo pico da pandemia, o Amazonas prepara um plano de contingência para uma possível terceira onda de elevação de casos da Covid-19.

“A gente começa a se preocupar com uma possível terceira onda, levando em consideração o que tem acontecido, por exemplo, nos Estados Unidos e na Alemanha. Então a gente começa a se preparar para isso”, declarou.

O governador comentou que estruturas hospitalares, como leitos e usinas produtoras de oxigênio, não foram desmontadas após a diminuição significativa de casos, internações e óbitos. Ele destacou que essa medida tem apoio dos órgãos de controle e dos poderes Legislativo e Judiciário.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

PSDB-AM lamenta morte de Bruno Covas: ‘é exemplo a ser seguido’

Arthur Neto e Luiz Alberto Carijó falaram dos ideais de Covas e destacaram que ele é um exemplo a ser seguido pela militância partidária.

16 de maio de 2021

Omar destaca erro na condução da pandemia e desinteresse por vacinas

O senador Omar Aziz preside a CPI da Covid e fez estas afirmações durante entrevista à GloboNews; Aziz diz que todos sabem que houve 'erro' na condução da pandemia.

16 de maio de 2021

Inspirado na Netflix, grupo lança ‘Bolsoflix’; assista a um dos vídeos

Desde a última sexta (14), um site foi ao ar, reunindo uma série de vídeos do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados do Governo Federal; confira o trailer.

16 de maio de 2021

Sem máscara, Bolsonaro pede aprovação do voto impresso e ataca Lula

O presidente Jair Bolsonaro compareceu hoje a atos pró-governo. Com queda na aprovação de seu governo, ele disse aos manifestates que mudanças não são imediatas.

15 de maio de 2021

Empate: população está dividida sobre impeachement de Bolsonaro

A pesquisa DataFolha divulgada hoje (15) indica um empate técnico entre as pessoas que aprovariam, ou não, um processo de impeachement ao presidente Jair Bolsonaro.

15 de maio de 2021

Bancada reage à permissão para Pazzuello ficar calado na CPI

Interrogado na próxima quarta-feira (19) o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, assegurou no Supremo Tribunal Federal uma liminar que garante o direito de ficar calado.

15 de maio de 2021

Fachin nega pedido da Polícia Federal e não vai investigar Dias Toffoli

Fachin determinou que é preciso aguardar o plenário da Corte se manifestar sobre o tema. O ministro enviou o processo para o plenário virtual do STF.

15 de maio de 2021

Saúde não teve mais recursos pois Governo não contava com segunda onda

Em ofício, o Ministério da Economia indicou que não destinou mais recursos para Saúde na LOA em 2021, pois o ministério não contava com o recrucidamento da pandemia.

15 de maio de 2021