fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Wilson Lima diz que conversa com Governo de SP sobre a Zona Franca

Wilson Lima informou o andamento de conversas sobre o ICMS com o Estado de SP e as medidas que pode tomar no caso do decreto do IPI com o Governo Federal.

13 de abril de 2022

Compartilhe

Wilson Lima cumpriu agenda com a ministra das Mulher, Família e Direitos Humanos (Foto: Emerson Medina/RealTime1)

Em agenda com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristina Britto, na tarde desta quarta-feira (13), o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) informou que as equipes das respectivas secretarias de Fazenda do Estado do Amazonas e de São Paulo iniciaram conversas para a liberação dos créditos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), bloqueadas pelo governo paulista.

Em março, o Estado de São Paulo cancelou os benefícios (créditos) que incidem sobre os produtos comprados da Zona Franca de Manaus (ZFM) e o esforço do Governo do Amazonas agora é para a recuperação desses créditos. Além das reuniões entre as equipes de técnicos, o chefe do executivo estadual disse que já conversou com o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (Democratas).

“O governador de São Paulo se mostrou sensível à questão. Temos que aguardar a decisão de São Paulo”, disse Wilson Lima, adiantando que levou o caso para apreciação do Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

Ainda no âmbito tributário, o governador do Amazonas falou sobre o decreto de redução em 25% do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) prejudicando as empresas da Zona Franca de Manaus. Segundo Wilson Lima, o Estado aguarda a emissão de novo decreto, desta vez, resguardando a produção da Zona Franca.

“Mantenho o meu compromisso em defender a produtividade das empresas e a manutenção dessas empresas na Zona Franca de Manaus. Se houver algo que comprometa a ZFM, nós vamos acionar o STF (Supremo Tribunal Federal)”, reafirmou o governador.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

CPI da Amazonas Energia terá relatório final entregue até 30 de maio

O presidente da CPI, Sinésio Campos, destacou o trabalho de fiscalização dos medidores de energia que localizou diversos equipamentos com defeito prejudicando os clientes.

24 de maio de 2022

‘A responsabilidade é sua’, diz líder de caminhoneiros a Bolsonaro em vídeo

Wallace Landim, o "Chorão", um dos principais líderes da greve de 2018, cobrou atitude de Bolsonaro: "chame a responsabilidade, porque senão esse país vai estar parado".

24 de maio de 2022

Wilson afirma que luta continua para reverter danos à Zona Franca de Manaus

Antes de ingressar com ações no STF contra decretos federais, Wilson reuniu com Bolsonaro, e o presidenteu não cumpriu a promessa de rever os danos à Zona Franca de Manaus.

24 de maio de 2022

‘Próximo passo é trabalhar para termos ônibus a gás’, diz Wilson

Durante evento que anunciou a compra de ônibus elétricos na Prefeitura de Manaus, o governador afirmou que ter ônibus movidos a gás na capital é algo iminente.

24 de maio de 2022

AGU deveria ter aula de Geografia após ação contra ZFM, diz Serafim

Advogado-geral, Bruno Bianco Leal disse que grande distância não mais se apresenta como fator capaz de inibir o desenvolvimento econômico social da região

24 de maio de 2022

Shádia Fraxe deve substituir Fernanda Aryel na chapa federal do Avante

Aryel teria optado por recuar da disputa deste ano para priorizar projetos pessoais. Ela cursa Medicina. A decisão de deve aliviar a situação de pré-candidatos do Avante.

24 de maio de 2022

Lula diz que é ‘crime’ atentar contra a Zona Franca de Manaus

O ex-presidente disse que o Amazonas não pode ser prejudicado por interesses dos estados que têm mais vantagens de infraestrutura e mão-de-obra qualificada.

24 de maio de 2022

Wilson repassa R$ 34,9 mi a David para aquisição de ônibus elétricos

A assinatura do convênio faz parte do pacote de mais de meio milhão que contempla os investimentos na Mobilidade Urbana entre prefeitura de Manaus e o governo do Estado.

24 de maio de 2022