quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Wilson entrega laboratório de robótica em escola da zona leste

O espaço está equipado com materiais de tecnologia e inovação para que os estudantes possam pôr em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.
COMPARTILHE
Wilson

O governador Wilson Lima entregou, neste sábado (11/), um Espaço Maker no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Cinthia Regia, no bairro Nova Vitória, zona norte de Manaus. Este é o 12º laboratório de robótica entregue para equipar as escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Ao todo, 100 escolas serão contempladas até o final de 2022.

”Isso daqui é um espaço que coloca o aluno do estado em outro patamar. Porque aqui o aluno tem acesso a tecnologia de ponta. É programação de computador. Ele tem acesso, por exemplo, à tecnologia 3D, a uma impressora 3D. É coisa que você não encontra em qualquer lugar. Eu me sinto muito feliz por esse momento em que a educação do Estado encontra-se em outro patamar. E a gente consegue colocar o aluno em contato com a modernidade, com a tecnologia que está no mercado’, destacou o governador Wilson Lima.

O Espaço Maker é o local onde são feitas as práticas do projeto Fazer Para Aprender, iniciativa que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021. O espaço está equipado com materiais de tecnologia e inovação para que os estudantes possam pôr em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.

No laboratório, os alunos poderão experimentar as mais diversas áreas do conhecimento, pois o espaço contará com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática.

A gestora do Ceti, Menade Bulcão de Lima, destacou a importância do ambiente para incentivar alunos e professores da unidade em um novo ciclo de aprendizado.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“Nós, a nossa comunidade Cinthia Reis, estamos em êxtase, muito felizes, muito mesmo. Nós ainda não tínhamos visto e parece um sonho que dentro da nossa escola nós ganhamos essa Sala Maker. Os professores já estão se agendando, querendo saber como vai funcionar, os nossos alunos também. Enfim, só gratidão”, afirmou a gestora.

Novo Ensino Médio

Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual irão desenvolver metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes. A prática está incluída no Novo Ensino Médio (NEM), que está sendo implantado na rede pública de ensino.

Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

Unidades da rede estadual contempladas com Espaços Makers

Manaus

  • EETI Maria Arminda
  • Ceti João dos Santos Braga
  • Ceti Dariana Correa Lopes
  • Ceti Cinthia Regia

Interior

  • · Ceti Hélio Bessa – Tefé
  • · Ceti Maria Izabel Desterro – Iranduba
  • · Ceti José de Araújo Rodrigues – Codajás
  • · Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes – Humaitá
  • · Ceti Escola Estadual Maria Curtarelli Lira – Apuí
  • · Ceti Washington Régis – Manacapuru
  • · Ceti Professor Aristélio Sabino  – Benjamin Constant
  • · Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência – Careiro Castanho

Com informações da Secom

Leia Mais:

COMPARTILHE