Os vereadores Wallace Oliveira (Pros) e Raiff Matos (DC) tentam se viabilizar como candidatos a deputado estadual nas eleições de 2022, mas aguardam as decisões dos partidos.
Wallace Oliveira (Pros) e Raiff Matos (DC) defendem a bandeira da 'família tradicional'. (Fotos: Aguilar Abecassis e Robervaldo Rocha/CMM)
Ligados à bancada evangélica da Câmara Municipal de Manaus (CMM), os vereadores Wallace Oliveira (Pros) e Raiff Matos (DC) tentam se viabilizar como candidatos a deputado estadual nas eleições de 2022. Ambos têm como bandeira a defesa da família tradicional.
Tanto Wallace Oliveira como Raiff Matos ainda aguardam a conclusão de negociações internas dos seus respectivos partidos.
Mas, Wallace Oliveira, que é vice-presidente da Câmara Municipal, adiantou que poderá vir como candidato do Pros. “A princípio, eu prefiro esperar o posicionamento do partido porque a gente não pode ser candidato de si próprio”, comentou.
Raiff mostrou empolgação, quando questionado sobre uma provável candidatura. O vereador de primeiro mandato disse que o nome dele foi cogitado para fazer parte da chapa a deputado estadual pelo DC.
“Tenho vontade de ampliar o nosso trabalho para uma esfera estadual. Isso vai depender de muitas outras coisas. É preciso que o partido abrace essa nossa ideia”, afirmou.
Os dois parlamentares priorizam bandeiras de direita. “A gente é um grande defensor da família tradicional. Sou um parlamentar da linha conservadora e a gente, com certeza, vai trabalhar os princípios e valores que acreditamos”, detalhou Raiff.
“A nossa bandeira sempre é em defesa da família, sempre foi pautado nisso. E, lógico, um olhar inclusivo. Os nossos projetos, desde a legislatura anterior, vêm na direção da inclusão das pessoas com deficiência “, disse Wallace.
Em 2020, Wallace teve 4.918 votos e Raiff, 4.621. Os números são menos da metade dos votos recebidos pelo vereador João Carlos (Republicanos). Pastor da Igreja Universal, ele foi o mais votado no pleito daquele ano, com 13.880 votos, mas não será candidato nestas eleições.
Além de projetos mais ligados à base conservadora, o vereador Wallace, que foi eleito para o segundo mandato, apresentou uma série de projetos de lei para ampliar direitos. Ele foi autor, por exemplo, do PL que prioriza atendimento aos portadores da fibromialgia, condição que afeta cerca de 2% da população brasileira.
“Temos projetos de lei que são aprovados dentro da cidade de Manaus que trazem essa inclusão na contratação de mão de obra, na definição de espaços nas áreas publicas, atendimentos preferenciais para portadores fibromialgia. Temos um trabalho muito voltado para essa bandeira inclusiva”, ressaltou.
Texto: Jefferson Ramos
Leia Mais: