quarta-feira, 17 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Pré-candidata, líder indígena quer ampliar pauta ambiental na Câmara

Demarcação de territórios, mineração, saúde, geração de emprego e renda estão entre os temas que a pré-candidata Vanda Witoto quer apresentar ao eleitor este ano.
COMPARTILHE
indígena

Vanda Ortega Witoto é técnica em Enfermagem e uma forte liderança indígena do Amazonas que, neste ano, pleiteia uma vaga na Câmara Federal. No entanto, além da causa indigenista, a pré-candidata quer ampliar o debate sobre a Amazônia entre os parlamentares, em Brasília.

Witoto destaca que a pauta a ser levada para o Congresso Nacional é muito mais ampla, abrangendo toda a Amazônia e incluindo até os que não se declaram indígenas na região. Além da questão dos territórios, a pré-candidata promete atuar em uma frente de representantes indígenas e não-indígenas para a questão ambiental e da crise climática.

“Nós queremos estar no centro do planejamento do nosso país e apoio aos nossos projetos, que não se construam mais hidroelétricas como a de Belo Monte, que os povos indígenas sejam amplamente consultados e possam incidir sobre a existência ou não de grandes empreendimentos próximos às suas terras, que a mineração não avance sobre o nosso território e que a Amazônia volte a ser protegida e usada com sabedoria, aliando desenvolvimento econômico com preservação ambiental e inclusão dos Povos Indígenas e comunidades tradicionais”, elencou a pré-candidata.

Em nível estadual, as pautas prioritárias de Witoto são voltadas à Saúde e geração de renda.

Filiada ao Rede Sustentabilidade desde janeiro deste ano, Witoto destacou que a escolha da legenda se deu pela prioridade na viabilização da disputa, sendo que outros partidos buscam a filiação indígena apenas como “adorno no pleito”.

“Entre os partidos, foi o único que mostrou dar prioridade para uma candidatura indígena. Hoje os partidos querem ter os candidatos indígenas e mulheres, mas não dão prioridade para realmente eleger esses candidatos”, disse Vanda.

Empreendedora

No final de março, a indígena participou do lançamento de sua biografia, intitulada ‘Vanda – Do Alto Solimões para o mundo’, escrita pela professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marília Gabriela Gondim Rezende.

O livro integra o projeto ‘Biografias Colaborativas’, que em sua segunda edição mergulha nas entranhas das ruas de Manaus para encontrar, conhecer e narrar a história de cinco mulheres empreendedoras.

No caso de Vanda, além da trajetória de vida, o livro relata como ela busca preservar a história Witoto por meio da moda. No bairro onde reside, o Parque das Tribos – primeiro bairro indígena em área urbana da capital -, ela criou um ateliê de costura conduzido pelas mãos de outras mulheres indígenas onde são criadas peças que trazem significado da vida daquele povo.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

COMPARTILHE
QUEDA DE BRAÇO