fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Pré-candidata, líder indígena quer ampliar pauta ambiental na Câmara

Demarcação de territórios, mineração, saúde, geração de emprego e renda estão entre os temas que a pré-candidata Vanda Witoto quer apresentar ao eleitor este ano.

19 de abril de 2022

Compartilhe

Vanda Witoto mora no Parque das Tribos, primeiro bairro indígena em área urbana de Manaus (Foto: Reprodução)

Vanda Ortega Witoto é técnica em Enfermagem e uma forte liderança indígena do Amazonas que, neste ano, pleiteia uma vaga na Câmara Federal. No entanto, além da causa indigenista, a pré-candidata quer ampliar o debate sobre a Amazônia entre os parlamentares, em Brasília.

Witoto destaca que a pauta a ser levada para o Congresso Nacional é muito mais ampla, abrangendo toda a Amazônia e incluindo até os que não se declaram indígenas na região. Além da questão dos territórios, a pré-candidata promete atuar em uma frente de representantes indígenas e não-indígenas para a questão ambiental e da crise climática.

“Nós queremos estar no centro do planejamento do nosso país e apoio aos nossos projetos, que não se construam mais hidroelétricas como a de Belo Monte, que os povos indígenas sejam amplamente consultados e possam incidir sobre a existência ou não de grandes empreendimentos próximos às suas terras, que a mineração não avance sobre o nosso território e que a Amazônia volte a ser protegida e usada com sabedoria, aliando desenvolvimento econômico com preservação ambiental e inclusão dos Povos Indígenas e comunidades tradicionais”, elencou a pré-candidata.

Em nível estadual, as pautas prioritárias de Witoto são voltadas à Saúde e geração de renda.

Filiada ao Rede Sustentabilidade desde janeiro deste ano, Witoto destacou que a escolha da legenda se deu pela prioridade na viabilização da disputa, sendo que outros partidos buscam a filiação indígena apenas como “adorno no pleito”.

“Entre os partidos, foi o único que mostrou dar prioridade para uma candidatura indígena. Hoje os partidos querem ter os candidatos indígenas e mulheres, mas não dão prioridade para realmente eleger esses candidatos”, disse Vanda.

Empreendedora

No final de março, a indígena participou do lançamento de sua biografia, intitulada ‘Vanda – Do Alto Solimões para o mundo’, escrita pela professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marília Gabriela Gondim Rezende.

O livro integra o projeto ‘Biografias Colaborativas’, que em sua segunda edição mergulha nas entranhas das ruas de Manaus para encontrar, conhecer e narrar a história de cinco mulheres empreendedoras.

No caso de Vanda, além da trajetória de vida, o livro relata como ela busca preservar a história Witoto por meio da moda. No bairro onde reside, o Parque das Tribos – primeiro bairro indígena em área urbana da capital -, ela criou um ateliê de costura conduzido pelas mãos de outras mulheres indígenas onde são criadas peças que trazem significado da vida daquele povo.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022