terça-feira, 16 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Vereadores discutem sacolas plásticas e "esquecem" o caos da Covid-19 em Manaus

A discussão sobre comercialização de sacolas plásticas dominou as discussões na Câmara de Manaus e nenhum PL de combate à pandemia foi discutido nesta quarta-feira.
COMPARTILHE
vereadores

A Câmara Municipal de Manaus voltou, após quatro dias de sessões plenárias, a discutir e votar projetos de leis apresentados pelos vereadores. No total os vereadores discutiram 15 propostas, nesta quarta-feira (3), mas nenhuma tratava de ações de combate à pandemia da Covid-19, doença que bateu o recorde de mortes no País (1.726 nesta terça-feira), e cujo epicentro inicial das ondas tem sido Manaus.

A grande preocupação do dia foram as sacolas plásticas. Durante mais de meia hora os vereadores deliberaram sobre a proposta de venda de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais.

A atuação dos vereadores foi criticada pelo sociólogo Francinézio Amaral, que criticou o debate sobre um tema secundário em meio a situação caótica que Manaus se encontra.

“O impacto do uso de sacolas plásticas é ínfimo, frente à poluição causada pela geração de outros resíduos produzidos pelo consumo exacerbado. Portanto, uma proposta dessa, em suma, não traz mudança significa para a proteção ambiental se não estiver atrelada a uma série de outras medidas. Chega a ser surreal ver a CMM discutindo tal projeto de lei em meio ao caos pandêmico em que Manaus se encontra! A falta de empatia dos vereadores fica escancarada, quando vemos que nenhum deles, de nenhuma sigla/ideologia, se mostra com vontade para pensar alternativas eficientes para conter as mortes pela Covid-19”, afirmou.

Discussão

Os vereadores levantaram vários questionamentos a respeito do projeto de Lei, de autoria da vereadora Glória Carrate (PL), como o impasse entre o prejuízo e benefício que tal PL pode trazer, como a perda de empregos e o fato de serem maléficas ao meio ambiente. Já que é um dos itens que mais polui igarapés na cidade são as sacolas plásticas.

Na deliberação no projeto, os vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e William Alemão (Cidadania) foram os únicos que votaram contra o andamento do projeto na Casa. Mesmo assim, o PL foi encaminhado para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Texto: Milena Soares

Leia mais:

COMPARTILHE
CORTE DE CONTAS