quinta-feira, 25 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

União Brasil fica com maior bancada da Aleam após migração de deputados

União Brasil, Partido Liberal e Republicanos estão respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar em número de deputados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
COMPARTILHE
União Brasil

Com o fechamento da janela partidária, a composição da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi redesenhada. Quinze deputados aproveitaram o período legal para migrarem de sigla e, com isso, alguns partido saíram fortalecidos, enquanto cinco legendas deixam de ter voz no parlamento estadual. União Brasil, agora, conta com a maior bancada da Casa.

A mais nova sigla partidária, o União Brasil, partido escolhido pelo governador Wilson Lima para disputar a reeleição, passa a ter a maior bancada do parlamento com cinco deputados. São eles: Adjuto Afonso (que estava no PDT), Fausto Junior (que estava no DEM), Joana Darc (que estava no PL), Saullo Vianna (que estava no PTB) e o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (que estava no PV).

O Partido Liberal (PL), nova casa do presidente Jair Bolsonaro, que antes contava com dois parlamentares na Aleam (Cabo Maciel e Joana D’Arc), agora passa a ter quatro representantes: Cabo Maciel (que permaneceu), Delegado Péricles (que estava no PSL), Therezinha Ruiz (que estava no PSDB) e Tony Medeiros (que estava no PSD).

O Republicanos ficará com a terceira maior bancada, com três representantes: o deputado João Luiz (que permaneceu no partido) e os deputados Dermilson Chagas (que estava no Podemos) e Mayara Pinheiro (que estava no PP).

O Partido Social Cristão (PSC) que antes contava apenas com o nome de Dr. Gomes agora recebe o reforço da deputada Alessandra Campêlo (que estava no MDB).

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

O Partido Verde (PV) perdeu o deputado Roberto Cidade, mas continua com dois representantes, Carlinhos Bessa (que permaneceu) e Álvaro Campêlo (que estava no PP).

Partidos com um representante

Serafim Corrêa segue como único representante do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Sinésio Campos continua no Partido dos Trabalhadores (PT). O líder do governo no parlamento, deputado Felipe Souza, também segue sozinho na Casa pelo Patriota.

O Partido Social Democrático (PSD), que antes tinha três parlamentares, agora conta apenas com o nome de Nejmi Aziz e o Progressistas (PP), que também tinha três deputados, agora segue apenas com a cadeira de Belarmino Lins.

Partidos que passam a ter representantes na Aleam

O Cidadania, que antes não tinha representantes na Assembleia, agora conta com o nome de Wilker Barreto (que deixou o Podemos).

Já o Solidariedade que também não tinha representatividade, agora tem o nome de Ricardo Nicolau (que estava no PSD).

Outro partido que agora entra para compor a bancada da Aleam é o Avante, partido do prefeito de Manaus, David Almeida, com a chegada de Abdala Fraxe (que deixou o Podemos).

Siglas que desapareceram do parlamento

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Democracia Cristã (DC), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Podemos ficaram sem nenhum representante.

A atual configuração da Aleam ficou assim:

• União Brasil – ganhou cinco
• PL – tinha dois, perdeu um, ganhou três, ficou com quatro
• Republicanos – tinha um, ganhou dois, ficou com três
• PSC – tinha um, ganhou um, ficou com dois
• PV – tinha dois, perdeu um, ganhou um, ficou com dois
• PP – tinha três, perdeu dois, ficou com um
• PSD – tinha três, perdeu dois, ficou com um
• PSB – permaneceu com um
• PT – permaneceu com um
• Patriota – permaneceu um
• Solidariedade – um
• Cidadania – um
• Avante – um

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

COMPARTILHE