fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

TRE-AM espera TSE para definir data de novas eleições em Coari

Envio de documento com mérito da decisão do TSE ao TRE-AM precisa ser submetido ao pleno do Tribunal Regional que vai definir uma data, que deve ser em novembro.

8 de outubro de 2021

Compartilhe

Adail já havia sofrido duas derrotas no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que decidiu pela cassação do candidatura e pela realização de novas eleições em Coari (Foto: Divulgação)

A definição da data para as eleições suplementares no município de Coari, na região do Médio Solimões, decidida após a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) invalidar nesta quinta-feira (7) o registro de candidatura do agora ex-prefeito Adail Filho (Progressistas), ainda depende do cumprimento de um protocolo burocrático.

É que o TSE precisa encaminhar documento com o mérito da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), movimento que ainda não foi feito, segundo informou a assessoria do TRE-AM.

Assim que chegar, o documento será submetido ao pleno do Tribunal Regional Eleitoral, que vai decidir a data e logo em seguida encaminha ao juiz da comarca de Coari, Fábio Alfaia, para a realização da eleição no município.

Dos sete ministros do TSE, quatro votaram pela cassação da candidatura .Com isso, Coari terá eleição até novembro. Pelo entendimento do relator e dos demais ministros que votaram a favor da cassação, a vitória de Adail Filho para uma nova gestão na Prefeitura de Coari configurou um terceiro mandato consecutivo da família Pinheiro.

Adail já havia sofrido duas derrotas no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que decidiu pela cassação do candidatura e pela realização de novas eleições em Coari. A posição dos ministros do TSE reafirmam aos dos desembargadores do TRE-AM.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Disputa para o Governo do AM tem recorde de mulheres para posto de vice

Anne Moura, Ana Milena, Cristiane Balieiro, Rita Nobre e Vera Castelo Branco disputam a vaga. A lista de candidatos inclui Michiles, Tadeu de Souza e o Engenheiro Machadão.

8 de agosto de 2022

Wilson e Braga terão 60% do tempo de propaganda na TV e no rádio

O tempo que cada candidato terá na propaganda eleitoral está relacionado ao tamanho da bancada eleita em 2018 para a Câmara dos Deputados e abrangência das alianças formadas.

8 de agosto de 2022

Wilson garante ter dado condições para novas matrizes econômicas no AM

O governador disse que os investimentos em gás natural e potássio têm avançado e que tem criado condições para desenvolver os novos mercados para reduzir dependência da ZFM.

8 de agosto de 2022

Confira os candidatos às eleições 2022 pelo MDB no Amazonas

O MDB aposta na candidatura de Eduardo Braga e Anne Moura ao Governo do Amazonas, além de apoiar a reeleição de Omar Aziz. 25 nomes concorrem à Aleam e nove à Câmara Federal.

8 de agosto de 2022

Das seis candidaturas ao Senado no Amazonas, apenas uma é feminina

Apesar de os partidos terem confirmados os nomes dos candidatos ao Senado em convenções partidárias, nenhuma candidatura foi registrada ainda oficialmente no TSE.

8 de agosto de 2022

PMB é o primeiro partido do AM a registrar candidaturas no TSE

Entre os 25 candidatos, cinco são ex-vereadores. A lista inclui ex-secretário, professores, empresários, militares, líderes religiosos, contador e digital influencer.

8 de agosto de 2022

Lula declara ao TSE patrimônio de R$ 7,4 milhões menor do que em 2018

O valor é inferior ao declarado por Lula em 2018, quando afirmou ter R$ 8 milhões –na época, ele teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.

8 de agosto de 2022

Justiça de São Gabriel da Cachoeira determina suspensão de shows

Shows de Barões da Pisadinha, Naiara Azevedo, Amado Batista e Anderson Freire em São Gabriel da Cachoeira está suspensão por liminar da Justiça do município.

8 de agosto de 2022