quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Transporte: problemas antigos e discursos repetidos na Câmara

Um dos principais problemas da sociedade manauara, o transporte coletivo foi tema de debates na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Manaus
COMPARTILHE
transporte coletivo em manaus

Não são novos os problemas e as deficiências do sistema de transporte coletivo de Manaus, bem como as mesmas discussões na Câmara Municipal de Manaus a respeito da principal solução: uma nova licitação. E nesta terça-feira (20), mais uma vez, o tema foi discutido em sessão plenária do poder Legislativo.

O vereador estreante Sandro Maia (DEM), criticou o fato da Prefeitura de Manaus realizar repasses mensais as empresas de transporte e os automóveis permanecerem “sucateados”, além de criticar os sistema de bilhetagem do modal executivo que não recebe nenhum cartão de passagem, como passe livre, meia-passagem e passa fácil, somente dinheiro.

“Eu acho que agora é hora de resolver o problema de vez no transporte de Manaus. Vou procurar o prefeito e tenho fé em Deus que a população de Manaus vai começar a andar também de transporte executivo”, disse, numa referência a alteração no sistema de bilhetagem para que o modal aceite os cartões de passagens.

Já o vereador Amom Mandel (Pode) alegou que os empresários do sistema possuem diversas dívidas e, mesmo assim, continuam recebendo subsídios da prefeitura.

“Há uma determinação legal em nível federal, estadual e municipal para que essas empresas concessionárias de transporte público na cidade de Manaus apenas recebam beneficíos [subsídio] da prefeitura se tiverem ‘quites’ com os impostos, porém historicamente esse cumprimento da legislação e essa quitação para com a administração pública nas mais diversas esferas não tem sido exigido pela prefeitura de Manaus”, disse, reforçando que fará valer a legislação e que as empresas citadas não vão ter mais esse direito.

Por outro lado, o vereador Jaildo Oliveira (Pc do B), que representa a categoria dos rodoviários desde sua primeira participação no Legislativo, disse que o assunto é delicado.

“Nós temos que ter o cuidado realmente para moralizar e refazer o sistema de transporte coletivo. O prefeito vai ter uma trabalho muito grande, vai ter que refazer um trabalho de licitação. Tem que haver licitação no executivo e alternativo. Nós precisamos ter um discurso mais amplo”, defendeu.

Texto: Milena Soares

Leia mais:

COMPARTILHE
APOIO FEDERAL