Com Moro fora da corrida presidencial, Bolsonaro subiu de 26% para 30% das intenções de votos, na pesquisa estimulada. Lula (PT) mantém a liderança.
(Foto: Reprodução)
A saída do ex-juiz Sérgio Moro (UB) da disputa eleitoral deste ano tem favorecido Jair Bolsonaro (PL), que cresceu 4 pontos na Pesquisa Ipespe, divulgada na manhã desta quarta-feira (6/4). Lula (PT) mantém a liderança nas intenções de votos.
Com Moro fora da corrida presidencial, Bolsonaro subiu de 26% para 30% nas intenções de votos, na pesquisa estimulada – quando o eleitor aponta a intenção de voto após a indicação dos nomes dos candidatos. Lula manteve os 44% registrados na pesquisa anterior.
As mudanças no cenário, agora mais favorável a Bolsonaro, ocorrem após Moro se filiar ao União Brasil. O ex-ministro migrou para o novo partido – resultado da fusão do DEM com PSL – com a informação de que abriria mão da pré-candidatura à Presidência da República.
Na pesquisa anterior, quando o nome de Moro ainda aparecia, o ex-juiz obteve 9% das intenções de votos.
Ciro (PDT) e Dória também cresceram com a desistência de Moro. O pedetista soma 9% das intenções contra 7% da pesquisa anterior. Já o ex-governador de São Paulo subiu de 2% para 3%.
Esta edição da pesquisa Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) foi realizada no período de 2 a 5 de abril de 2022. Segundo o instituto, a pesquisa entrevistou 1.000 eleitores de todas as regiões do país. As entrevistas foram feitas por feitas por ligações telefônicas.
A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.
Da redação
Saiba Mais
Podemos estima gastos de R$2 mi com pré-campanha de Sérgio Moro