fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Roberto Cidade destaca aprovação de leis, mas ‘alivia’ gastos da gestão

Roberto Cidade destacou aprovações de leis importantes, como a que criou o Auxílio Estadual permanente, mas aliviou gastos volumosos feitos em sua primeira gestão.

17 de dezembro de 2021

Compartilhe

Roberto Cidade também disse estar preocupado com a situação vacinal dos amazonenses (Foto: João Luiz Onety/RealTime1)

Nesta sexta-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), fez uma coletiva à imprensa para divulgar um balanço de suas ações. Cidade afirmou que conseguiu cumprir os projetos que estavam prontos para serem votados.

”Aprovamos a Lei do Gás que é um marco para a Assembleia, regulamentamos o transporte hidroviário no Amazonas, que é uma lei que se arrastava há muitos anos, sem falar na aprovação do Auxílio Estadual permanente que vai beneficiar milhares de famílias em situação de vulnerabilidade”, elencou o parlamentar.

O presidente da Casa destacou que 50% das emendas impositivas dos deputados, em 2022, serão destinadas para a área da saúde, que segundo ele é o principal “gargalo” do Estado e também considerou positiva a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) nesta quinta-feira (16).

Dentre os destaques do balanço da Aleam, Roberto Cidade reforçou que teve preocupação com o bem estar dos servidores da Casa ao conceder para eles o maior aumento salarial dos últimos anos. Segundo o deputado, os 38% a mais no bolso servirão como motivação diária.

Responsabilidade com o erário x licitação milionárias

Questionado sobre os desafios, Roberto Cidade disse que “2022 é ano de avançar com muita responsabilidade e maturidade, vendo a estrutura da Casa e vendo o que poderá ser feito e cumprido”.

Entretanto, a postura apresentada parece não condizer com o que o cidadão pode acompanhar nos diários oficiais do Legislativo em diversas licitações.

No Diário Oficial do Legislativo do último dia 23 de novembro, foi divulgada a homologação de um processo licitatório milionário que dá ”sinal verde” para compra de uma série de itens destinadas à uma ‘repaginada’ no mobiliário da Casa.

O custo das eventuais aquisições chega a R$ 10.559.318,50. Só de cadeiras, seriam 1.082 unidades ao custo total de R$ 2.109.459.

Questionado sobre o tema, Cidade disse que o processo será revisto para que todos os preços sejam reajustados, principalmente aqueles que estiverem em desacordo com a realidade dos valores praticados no mercado atual.

Ele reforçou que o prédio da Aleam tem 15 anos e que, por isso, já precisa de reparos. ”Existe uma necessidade. Vocês querem que eu deixe a Assembleia cair aos pedaços?”, disparou o chefe do legislativo estadual.

Fim das sessões híbridas

O fim das sessões híbridas, que têm gerado polêmica entre os parlamentares que comparecem com frequência e aqueles que dificilmente marcam presença no plenário, será discutido na primeira sessão de 2022, marcada para o dia 1º de fevereiro.

”A sessão híbrida já é um marco, é difícil tirar isso. Mas a gente tem que construir normas, botar regras, ela está muito cômoda (…) então, temos que criar regras para que a gente não tenha perda de quórum”, comentou Cidade.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Ministério prorroga por 30 dias custeio de leitos de UTI para Covid-19

O Ministério informou que a prorrogação das UTIs é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

23 de janeiro de 2022

Projeto amplia participação popular no enfrentamento a queimadas

Texto altera o Código Florestal para que a gestão da Política Nacional de Manejo e Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais seja participativa.

23 de janeiro de 2022

Wilson Lima destaca apoio do Governo Federal para enfrentar pandemia

No Sambódromo em Manaus, Wilson Lima participou, ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, da mobilização de ações contra a Covid-19 realizada pelo Ministério da Saúde.

23 de janeiro de 2022

Governo publica regulamento para transporte hidroviário intermunicipal

Regulamento referente à Lei Estadual 5.604, de setembro de 2021, foi elaborado pela Agência Reguladora com base em contribuições de parlamentares da Assembleia Legislativa.

23 de janeiro de 2022

Prefeito de Manaus, David Almeida, testa positivo para Covid-19

Esta é a segunda vez que David Almeida (Avante) foi diagnosticado com Covid-19. A primeira foi em setembro de 2020, durante a pré-campanha para prefeito de Manaus.

22 de janeiro de 2022

Governo vai enviar doses pediátricas para estados com baixos estoques

Remessa emergencial de vacinas para crianças será enviada a estados com estoques abaixo das 40 mil doses. Segundo o Ministério da Saúde, doze estados estão nessa situação.

22 de janeiro de 2022

‘De novo’: Bolsonaro minimiza números de mortes de crianças por Covid

Bolsonaro voltou a citar remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus e disse que o número de mortes de crianças pela doença foram insignificantes.

22 de janeiro de 2022

Ministério da Saúde prorroga contrato do Programa Mais Médicos em Manaus

O contrato seria encerrado no final deste mês, mas foi prorrogado a pedido da Prefeitura por conta do aumento dos atendimentos por Covid-19 e outras síndromes respiratórias.

22 de janeiro de 2022