fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Rapidinha: sessão da Assembleia Legislativa dura menos de meia hora

Terceiro dia de sessões totalmente presenciais foi marcado pela rapidez do andamento da sessão. Apenas quatro dos 24 deputados fizeram o uso da palavra.

5 de maio de 2022

Compartilhe

Nesta semana a Aleam voltou a ter sessões presenciais (Foto: João Luiz Onety: Portal RealTime1)

Alguns deputados estaduais parecem ter desaprendido o caminho para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a fim de desenvolverem suas atividades parlamentares. Esta semana, que marcou a retomada das sessões totalmente presenciais, fato que não ocorria desde de março de 2020, foi marcada por registrar baixo quórum . Hoje (5), por exemplo, a sessão iniciou às 09h38, foi suspensa às 10h07 e encerrada às 10h12 por falta de deputados inscritos no grande expediente.

Wilker Barreto (Cidadania), João Luiz (Republicanos), Dermilson Chagas (Republicanos) e Tony Medeiros (PL) foram os parlamentares que fizeram o uso da palavra no pequeno expediente, momento que os deputados têm cinco minutos para pequenos pronunciamentos.

Após as falas dos deputados, o vice-presidente da Casa, deputado Carlinhos Bessa (PV), que presidia a sessão, anunciou que haveria uma cessão de tempo proposta pela deputada Therezinha Ruiz (PL). Entretanto, a parlamentar informou que houve um imprevisto fazendo com que o evento fosse cancelado.

Como haviam inscritos no grande expediente, momento que os deputados dividem o tempo com os colegas de partido para darem pronunciamentos mais longos, Bessa suspendeu a sessão às 10h07 por cinco minutos, retornando às 10h12. Nenhum parlamentar se manifestou e a sessão foi encerrada.

Semana de volta das sessões presenciais

Nesta quarta-feira (4), dia que tradicionalmente são apreciados os projetos de lei (PL´s), 20 deputados passaram pelo plenário em momentos diferentes da sessão, apesar disso o quórum mínimo de 13 deputados não foi atingido no horário que a votação poderia acontecer. Na terça-feira (3) apenas os deputados Dermilson Chagas (Republicanos) e Carlinhos Bessa (PV) estavam no horário de início da sessão, às 09h00.

A Mesa Diretora decidiu pela volta das sessões totalmente presenciais e publicou a medida no Diário Oficial da Assembleia do último dia 20 de abril. As sessões híbridas foram adotadas ainda em março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, sendo estendidas até a última quinta-feira (28).

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima acompanha retomada das obras dos anéis viários Sul e Leste

Com 27 quilômetros, os anéis Viários Leste e Sul interligarão as zonas norte, leste e centro-sul de Manaus, proporcionaram maior fluidez no tráfego de veículos.

25 de maio de 2022

Governo do AM destina R$ 2 mi a São Paulo de Olivença, Novo Airão e Anamã

Em Novo Airão, a construção do Parque Pinheiral, em uma área de 5014 m², proporcionará à população um local de caminhada ao ar livre, promovendo saúde e bem-estar.

25 de maio de 2022

Sinésio se irrita com ausência de Nicolau e sai do plenário da Aleam

Incomodado com faltosos, Sinésio Campos afirmou que irá propor que sejam votados apenas Projetos de Lei de deputados que estejam presentes no plenário da Aleam.

25 de maio de 2022

TCE-AM adere a Programa para mapear sites da administração pública

Durante o evento, realizado no plenário do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, foram apresentadas a metodologia e as ferramentas que serão utilizadas no projeto.

25 de maio de 2022

Tebet é confirmada pré-candidata do MDB e acredita no apoio do PSDB

Confirmada pré-candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet diz que representa o centro democrático e acredita que pode avançar sobre os eleitorados de Lula e Bolsonaro.

25 de maio de 2022

Carpê faz ação midiática contra suposto roubo de medicamentos em UBS

Em 2020, Capitão Alberto Neto (PL) disputava a Prefeitura de Manaus e interviu em um suposto assalto a ônibus e prendeu um pedreiro. Na época, ele também divulgou o fato.

25 de maio de 2022

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara no lugar de Marcelo Ramos

Lincoln Portela foi eleito com 232 votos e o mandato será até fevereiro de 2023. Ele assume o cargo que era ocupado pelo deputado federal Marcelo Ramos.

25 de maio de 2022

PL descarta Alberto Neto e escolhe evangélico para lugar de Marcelo Ramos

A eleição para três cargos da Mesa Diretora, está marcada para hoje (25) com votação exclusivamente presencial no plenário Ulysses Guimarães.

25 de maio de 2022