fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Nenhum Projeto de Lei (PL) foi colocado para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (4). A data marcaria o retorno das votações presenciais, após dois anos de trabalho híbrido – presencial mais online.

Faltou quórum para a votação. O número mínimo para apreciação dos projetos é de 13 parlamentares.

Embora hoje 20 deputados tenham aparecido no plenário em momentos diferentes, apenas cinco estavam presentes no início da sessão, que começou às 9h30, meia hora depois do horário regimental. Cinco é o número mínimo para a abertura do pequeno expediente, momento em que os parlamentares fazem pronunciamentos rápidos.

Às 10h40, o presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), chegou a informar à imprensa que a votação do dia estava mantida, mas condicionou a apreciação dos projetos de lei (PL’s) à quantidade mínima de deputados em plenário.

“Hoje nós temos projetos mais voltados para a Assembleia, não temos nenhuma matéria do executivo, nem do judiciário, nem do TCE, nem do MP que daqui a pouco nós vamos ver se vamos ter quórum para iniciar a ordem do dia”, disse, sem especificar os projetos que deveriam ser colocados para análise.

O tempo passou e, ao meio-dia, apenas cinco deputados estavam presentes. Questionado sobre a constante oscilação de quórum no plenário, Cidade declarou que a situação não é exclusividade desta legislatura.

“Vocês [jornalistas] acompanham a Assembleia há muitos anos. Sempre foi assim. O deputado vem, depois vai receber alguém na sala VIP ou no gabinete, depois retorna para o plenário”, alegou.

Participações na sessão

Cabo Maciel (PL), Delegado Péricles (PL), João Luiz (Republicanos), Abdala Fraxe (Avante) e Alessandra Campêlo (PSC) estavam no plenário da Casa na hora que a sessão começou.

O deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade), que até então não estava participando das sessões presencialmente, esteve por alguns minutos no plenário. Ele declarou que tinha adotado o trabalho remoto.

“As sessões híbridas foram adotadas ainda em março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, sendo estendidas até a última quinta-feira (28), apesar do cenário epidemiológico da doença estar controlado, de acordo com os órgãos de saúde e as máscaras de proteção facial terem sido liberadas na capital desde o dia 30 de março”, disse.

A sessão foi encerrada às 12h28 com a participação de apenas três deputados: Joana D’Arc (UB), Belarmino Lins (PP) e Fausto Junior (UB).

Os deputados Serafim Corrêa (PSB), que cumpre luto pela morte do filho mais velho, Nejmi Aziz (PSD), Álvaro Campêlo (PV) e Saullo Vianna (UB) não comparecem à sessão.

Texto: João Luiz Onety

Veja mais vídeos

Conheça 5 carros a diesel permitidos no Brasil

No Brasil, só é permitido o uso de diesel para veículos de carga, transporte coletivo ou modelos off-road com capacidade de carga superior a 1 tonelada.

Há 1 hora 28 de maio de 2022

Quanto receberá o campeão da Copa do Mundo?

De acordo com a Fifa, o valor das premiações ultrapassará os R$ 2 bilhões. O valor total gasto será 10% maior em relação à Copa do Mundo da Rússia.

Há 2 horas 28 de maio de 2022

Novas espécies de peixes da Amazônia já são descritas sob ameaça de extinção

As espécies foram encontradas por uma equipe de cientistas no rio Juma, um afluente do rio Madeira, no Amazonas, entre os municípios de Apuí e Novo Aripuanã

Há 3 horas 28 de maio de 2022

Flutuantes do Tarumã lembram um cenário da Manaus dos anos 20

Construções sobre rios fazem parte da paisagem de Manaus há muito tempo. Uma série de reportagens do Realtime1 mostra que essa tradição está viva no Rio Tarumã.

Há 13 horas 27 de maio de 2022

Quem é o Pedrinho tão cantado nas redes sociais no Brasil?

A ideia da música surgiu como piada interna da banda, ganhou uma base dançante e estourou no Instagram e no TikTok.

Há 18 horas 27 de maio de 2022

Audiovisual contrata 40% a menos com fim de editais e pandemia

Estudo Tela Amazônia identificou que a maioria das produtoras de audiovisual no Amazonas atua há dez anos no mercado e 98,4% estão formalizadas.

Há 19 horas 27 de maio de 2022

‘Marcha para Jesus’ vai alterar trânsito em Manaus neste sábado

Agentes do IMMU estarão posicionados para monitorar o fluxo nos principais cruzamentos das vias incluídas no trajeto.

Há 21 horas 27 de maio de 2022

‘Catastrófico’, cita Sefaz sobre projeto que unifica ICMS em 17%

Secretário da Sefaz afirma que caso projeto de unificação do ICMS em 17% seja sancionado, arrecadação estadual terá perda de R$ 1 bilhão ao ano, afetando serviços à população

Há 22 horas 27 de maio de 2022

Disputa ao Senado: ‘Arthur já passou da fase dele’, avalia Delegado Costa e Silva

Pré-candidato à deputado federal, Delegado Costa e Silva (PL-AM) avalia cenário político e diz se orgulhar de nunca ter estourado escândalo político envolvendo Bolsonaro.

Há 23 horas 27 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

Há 24 horas 27 de maio de 2022

Reserva Adolpho Ducke inaugura Casa de Borboletas no próximo domingo (29)

A inauguração será a partir das 10h da manhã. No local também há um jardim ornamentado com plantas nativas da Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Há 1 dia 27 de maio de 2022

Pessoas com deficiência terão acesso gratuito ao Festival de Parintins

Para assistir o Festival é necessário solicitar um credenciamento, as inscrições podem ser feitas até dia 19 de junho, de forma on-line ou presencial.

Há 1 dia 27 de maio de 2022