fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Questão dos herdeiros é a última trava para aliança Amazonino-Arthur

Adversários por quase 40 anos, Amazonino Mendes e Arthur Neto costuram chapa unificada que poderá ainda contar com o reforço do senador Eduardo Braga.

23 de março de 2022

Compartilhe

Amazonino Mendes, Arthur Neto e Eduardo Braga poderão fazer uma aliança inédita na história política do Amazonas para enfrentar o governador Wilson Lima (Foto: Reprodução)

Um dos últimos detalhes para o anúncio da aliança política entre o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) é a definição dos lugares que ocuparão na chapa unificada os filhos deles, o empresário Armando Mendes e o ex-deputado federal Arthur Bisneto.

Nos bastidores, pessoas próximas aos dois políticos, adversários ‘figadais’ na maior parte dos últimos 40 anos, disseram ao RealTime1 nesta quarta-feira (23), que Amazonino quer ver Armando numa das suplências de Arthur Neto, que será candidato ao Senado e em algumas pesquisas lidera a intenção de votos para tomar a vaga que hoje está com o senador Omar Aziz (PSD). Arthur toparia colocar Armando neste posto, mas quer uma boa posição para Bisneto ou na chapa ou numa eventual gestão de Amazonino no próximo ano.

A vaga de vice de Amazonino seria o cenário ideal, dizem os que estão próximos da costura, mas aí entra na articulação o senador Eduardo Braga (MDB), que ensaia uma candidatura, mas está empacado nas pesquisas de intenção de votos e poderia compor com Amazonino e Arthur. O ex-prefeito inclusive revelou que ele e Amazonino conversam com Braga.

No arranjo envolvendo os três, o posto de vice seria destinado a alguém ligado ao senador, que poderia ser ele próprio ou alguém do círculo muito próximo, como o ex-deputado estadual Miguel Biango, que traria para a chapa uma ligação com o ex-governador Gilberto Mestrinho, de quem Biango era parente. Amazonino e Arthur costumam fazer deferência a Mestrinho e a importância dele para as carreiras que ambos construíram na vida pública.

O arranjo com o MDB afasta Bisneto do posto de vice, mas lhe garante uma pasta importante no secretariado de Amazonino numa eventual vitória sobre o governador Wilson Lima (UB). Arthur concorda com o arranjo.

O desenrolar deste novelo que envolve os herdeiros de Arthur e Amazonino está previsto para acontecer ainda nesta semana, mas não há garantia de que será anunciado antes do prazo final para a filiação de políticos que vão disputar a eleição de outubro, no caso 1º de abril.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Alfredo Nascimento passa despercebido na agenda de Bolsonaro no AM

O ex-ministro dos Transportes é presidente do PL - mesma leganda do presidente - no Amazonas. Ao contrário de muitos, não teve destaque na agenda presidencial deste sábado.

28 de maio de 2022

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022

Com Bolsonaro, Marcha para Jesus acontece hoje em Manaus

Presidente desembarca pela manhã no aeroporto Eduardo Gomes, almoça com militares no Comando Militar da Amazônia e depois encontra com religiosos na Marcha para Jesus.

28 de maio de 2022