Divergências entre o governador Wilson Lima e o presidente do PSDB estadual, Arthur Neto, motivaram a ida do partido, que tem uma deputada na Aleam, para a oposição.
Therezinha Ruiz é a única deputada do PSDB na Aleam e ficará numa saia justa porque apoia o governo Wilson Lima. (Foto: Reprodução)
O PSDB comunicou oficialmente, nesta quinta-feira (16), à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que integrará o bloco de oposição ao Governo do Estado. A decisão havia sido tomada em julho, mas só foi oficializada agora.
A decisão colocará em uma saia justa a única deputada do partido, Therezinha Ruiz, que é declaradamente apoiadora do governador Wilson Lima (PSC), votando favorável a todos os projetos de interesse dele. Com a oficialização do PSDB na oposição, ela terá dificuldades para encaminhar suas demandas integrando um bloco oposicionista.
A divergência entre o governo e os tucanos vem desde os tempos em que Wilson Lima assumiu o governo e o presidente do Diretório Estadual do PSDB, o ex-prefeito Arthur Neto, tiveram desentendimentos sobre as gestões e o encaminhamento do combate a pandemia de Covid-19.
Em maio deste ano, já fora da prefeitura, Arthur abriu o PSDB ao vice-governador do Estado, Carlos Alberto Almeida, que tem sido um crítico feroz da gestão Wilson Lima e dever ser candidato a deputado federal na eleição do próximo ano.
Texto: Gerson Severo Dantas
Leia mais: