fbpx

domingo, 26 de setembro de 2021

Com discurso de palanque, Dória defende a ZFM e critica Bolsonaro

Falando como candidato que quer conquistar os votos do eleitor amazonense, o governador de São Paulo chamou o modelo ZFM de "patrimônio nacional" e criticou o presidente.

11 de setembro de 2021

Compartilhe

Encontro dos tucanos aconteceu na tarde deste sábado, em Manaus (Foto: Gerson Severo Dantas/Real Time1)

O governador de São Paulo, João Dória, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, ambos do PSDB, realizaram entrevista coletiva na tarde deste sábado (11) em Manaus na qual o governador de São Paulo, já falando como pré-candidato à presidência, defendeu a Zona Franca de Manaus (ZFM), a Amazônia e fez duras críticas à administração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A visita de Dória a Manaus faz parte da programação das prévias do PSDB para a escolha do candidato a presidente do Brasil em 2022. Além de Dória e Arthur Neto, também disputam as prévias o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o senador pelo Ceará Tasso Jereissati.

João Dória afirmou que a gestão de Bolsonaro mostra as consequências danosas de políticas públicas para o meio ambiente e defesa de terras indígenas na Amazônia. O paulista aproveitou ainda enalteceu a própria gestão e disse que, caso seja eleito presidente, vai revitalizar a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Falando como candidato que quer conquistar o eleitor amazonense, Dória afirmou que o modelo ZFM é um patrimônio nacional que precisa ser bem tratada. O plano é conceder incentivos maiores a empresas que invistam em Pesquisa e Desenvolvimento na região.

Sobre os frequentes conflitos de interesse entre a indústria paulista e o Polo Industrial de Manaus, Dória prometeu “diálogo de alto nível para que as diferenças sejam dirimidas”.

O governador de São Paulo garantiu ainda que, na presidência, pretende reforçar as política ambientais brasileiras para manter a floresta em pé, com ênfase em programas voltados para a bioeconomia e compensações para pessoas e entidades que prestam serviços ambientais. Ele também disse que assume um compromisso com a demarcação de terras indígenas e com a proteção dos povos originais da Amazônia.

Para Arthur Neto, as prévias representam um sistema democrático que vai permitir o fortalecimento da legenda, uma vez que, apesar da disputa interna, cada um dos candidatos tem o compromisso te apoiar o nome escolhido para a disputa presidencial do ano que vem.

Em sua fala, o ex-prefeito de Manaus, que é o menos cotado para ser escolhido candidato à presidência pelo PSDB, fez várias críticas ao presidente Jair Bolsonaro, em especial às falas golpistas do atual líder do executivo federal. Ele ainda prestou solidariedade aos apoiadores do presidente que foram às ruas no último dia 7 de setembro.

“Quero me solidarizar com o deputado que está preso, que é o Daniel Silveira, do PSL do rio de Janeiro. Ele se expôs para defender o Jair Bolsonaro, mas o Jair Bolsonaro se mostrou um ‘galo na panela'”, criticou Arthur.

Após o encontro, Arthur e Dória seguiram para um jantar de trabalho. O governador de São Paulo deixou Manaus ainda no fim da tarde deste sábado.

Reforçando sua presença no PSDB, o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, também participou do evento. Almeida, que integra os quadros da sigla desde maio deste ano, não confirmou, no entanto, se pretende disputar uma vaga como deputado federal ou deputado estadual em 2022.

Texto: Lucas Raposo, com informações de Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Médico e ex-parlamentar do PT, Carlos Neder, morreu neste sábado

Neder estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital São Camilo, em São Paulo, teve o quadro agravado nos últimos dias e neste sábado faleceu, vítima da Covid-19.

25 de setembro de 2021

Atos anti-democráticos e pandemia foram os desafios da gestão Fux

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, fez um balanço, neste sábado, do primeiro ano da gestão dele a frente da Corte Constitucional brasileira.

25 de setembro de 2021

Após vídeo dos cachorros, Rodrigo Guedes afirma estar tranquilo

Rodrigo Guedes disse que ao utilizar as imagens em suas redes sociais não teve a intenção de atacar os vereadores, mas de comparar o comportamento dos animais à política.

25 de setembro de 2021

Decisão judicial obriga Estado a reformar Instituto de Identificação

Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo é o responsável pela emissão das carteiras de identidade da população civil do Amazonas

25 de setembro de 2021

Congresso Nacional analisa veto de Bolsonaro a federação partidária

Presidente vetou projeto que cria a possibilidade de federação partidária alegando que proposta criaria possibilidade análoga às coligações, que são proibidas por lei.

25 de setembro de 2021

CPI da Covid vota convocação de empresário ligado a Precisa

Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid quer saber das conexões do empresário Kassyo Santos Ramos com a Barão Tur, empresa ligada a Precisa Medicamentos.

25 de setembro de 2021

Marcelo Ramos ameaça tirar Auxílio Brasil da pauta do Congresso Nacional

Vice-presidente do Congresso, Marcelo Ramos afirma que Senado tem que votar primeiro o projeto de lei que altera regras do Imposto de Renda antes de votar o Auxílio Brasil.

25 de setembro de 2021

Coiab comemora e Silas lamenta proibição de missões religiosas em aldeias

Barroso deferiu parcialmente o pedido: ele vetou a entrada, mas autorizou a permanência dos religiosos que já estão nas aldeias. Juristas evangélicos recorrerão da decisão.

24 de setembro de 2021