sexta-feira, 26 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Filiação de Carlos Almeida seria articulação entre Arthur e Braga

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.
COMPARTILHE
Coluna Tempo Real - Bolsonaro e Guedes desferem um duro golpe contra a Zona Franca
Expansão do gás natural

Nos bastidores políticos, comenta-se que a filiação do vice-governador Carlos Almeida ao PSDB teria sido uma articulação construída pelo senador Eduardo Braga (MDB) e pelo ex-prefeito Arthur Neto, presidente regional do PSDB. Com a jogada política, seria dissipada qualquer impressão de que Braga teria planos de derrubar o governador Wilson Lima (PSC), levando o vice a assumir o Governo do Estado. No entanto, caso a denúncia da PGR seja acatada pelo STJ, Carlos Almeida também vira réu e caso o governador seja condenado, o vice-governador – que também está envolvido no mesmo processo – será igualmente condenado.

__

TIRO TROCADO NÃO DÓI

Outro fato que chamou a atenção na chegada de Carlos Almeida ao PSDB foi o semblante de poucos amigos que Arthur Neto ostentou na cerimônia de apresentação do novo filiado. Arthur também não fez nenhuma postagem nas redes sociais sobre a chegada de Carlos Almeida. O fato é que os dois trocaram acusações nada lisonjeiras recentemente, com Arthur acusando o vice-governador de membro de organização criminosa e Almeida devolvendo que Arthur é um político em final de carreira prestes a cair no ostracismo.

___

PROCURANDO CASA NOVA

O senador Plínio Valério já está em busca de um novo partido. Fontes do RealTime1 informaram à coluna que ele não ficará no PSDB e que já está procurando casa nova. Ele teria considerado ultrajante a filiação do atual vice-governador sem ao menos ser consultado. Por isso está rumo a outro partido. Já teve conversas com o Podemos e com o Cidadania. Se o presidente regional do PSDB engoliu em seco a nova filiação, o mesmo não ocorreu com o senador.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

___

SEGUIU O EXEMPLO

Ao se pronunciar na sessão desta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o deputado estadual Belarmino Lins (PP) disse que estava presencialmente na tribuna da Casa porque seguiu o exemplo de Serafim Corrêa (PSB), que voltou a participar in loco das sessões plenárias na semana passada. “Diante do exemplo do nosso decano, o deputado mais velho da Casa, eu não poderia me acorvardar”, afirmou Belão.

___

QUEM PAGA A CONTA?

O deputado estadual Tony Medeiros (PSD) está empunhando uma bandeira que já levantava desde o seu primeiro mandato como deputado estadual: a criação de novos municípios no Amazonas. O deputado defende a emancipação de diversas comunidades e distritos. Se isso ocorrer, só existe um único prejudicado: o bolso do contribuinte amazonense, que vai ter que arcar com o sustento de prefeituras desnecessárias. Só precisa perguntar ao deputado quem vai pagar a conta, pois a cada município criado só faz aumentar a carga tributária do amazonense. Quem vai pagar a conta?

___

PASSAPORTE DA VACINA

O vereador Marcio Tavares (Republicanos) é autor de um Projeto de Lei, que está tramitando em regime de urgência na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para a criação do Passaporte Digital de Imunização, documento em formato eletrônico que seria expedido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atestando que o portador está imunizado contra a covid-19. O objetivo seria aumentar o controle sanitário sobre locais com aglomeração de pessoas.

___

SEM MERGULHOS

A juíza federal Jaiza Fraxe reagiu, em suas redes sociais, ao surgimento recente da “sereia da enchente”. A magistrada aconselhou os manauaras a não mergulharem nas águas das ruas alagadas do Centro de Manaus, alertando para o risco de contrair doenças como lepitospirose. Segundo Jaiza Fraxe, não aguentamos mais doenças e litígios,

___

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), está ofertando, nesta terça-feira (25), 12.800 vagas para cursos de qualificação profissional na modalidade de Educação a Distância (EaD). As inscrições estão sendo realizadas das 6h às 23h59 (horário de Manaus), pela Escola de Educação Profissional a Distância do Cetam (Cetam EaD). O candidato deve acessar o endereço eletrônico https://cursos.cetam.am.gov.br e preencher o formulário de cadastro. O passo seguinte será preencher as inscrições on-line.

COMPARTILHE