Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta domingo (17) que o Governo Federal irá enviar lotes da CoronaVac aos estados a partir das 7h da manhã desta segunda-feira.
Contrariando o que foi dito anteriormente, Eduado Pazuello prometeu enviar doses da CoronaVac já nesta segunda (Foto: Reprodução)
Depois de dizer que estados e municípios receberiam doses de vacinas contra a Covid-19 “três ou quatro dias após a aprovação da Anvisa“, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta domingo (17) que o Governo Federal irá enviar lotes da CoronaVac aos estados a partir das 7h da manhã desta segunda-feira.
“Amanhã, às 7h da manhã, iniciaremos a distribuição da vacina para todos os estados com apoio do Ministério da Defesa com deslocamento aéreo. A vacinação de forma igualitária e simultânea, sem deixar nenhum brasileiro para trás, sem discriminar cor da pele, credo religioso, classe social, tribos e, principalmente, sem dividir o nosso país. É isso que o governo federal procura e que está pactuado com todos os governadores. Não podemos admitir nada contra a união do nosso povo”, disse o ministro em pronunciamento neste domingo.
A fala do Ministro, e o repentino adiantamento no envio das doses aos estados, aconteceu minutos de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford.
Coincidência ou não, também veio logo após o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) anunciar no Twitter a liberação imediata de mais de 4 milhões de doses de CoronaVac produzidas pelo Instituto Butantan para o Ministério da Saúde já neste domingo.
“Ao todo, 4 milhões, 636 mil, 936 doses da Vacina do Butantan estão sendo enviadas para o Ministério da saude para a distribuição ao DF e outros Estados”, prometeu Dória.
De acordo com Pazuello, as 6 milhões de doses do imunizante serão distribuídos proporcinalmente entre os estados.
Além deste montante, Dória prometeu enviar pelo menos 50 mil doses da vacina ao Amazonas, que serão destinadas aos profissionais de saúde do estado.
Reportagem: Lucas Raposo
Leia mais: