fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Pesquisas eleitorais deverão ser registradas no TSE a partir de janeiro

Nova regra também institui penalidade para quem divulgar pesquisas não cadastradas; 1º turno das eleições está agendado para o dia 2 de outubro de 2022.

13 de dezembro de 2021

Compartilhe

A nova regra também institui penalidade para quem divulgar pesquisas não registradas (Foto: Divulgação/TSE)

Os institutos e empresas de pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022 precisarão fazer um registro prévio dos seus estudos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A regra valerá a partir do dia 1º de janeiro.

De acordo com a nova norma da Corte eleitoral, o cadastro da pesquisa deverá ser feito até cinco dias antes da sua divulgação.

Os institutos e empresas precisarão incluir informações previstas no artigo 33 da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), como: nome do contratante da pesquisa; valor e origem dos recursos; metodologia e período de realização; informações de sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos respondentes; local da realização do trabalho; intervalo de confiança e margem de erro.

As informações devem ser cadastradas no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), com todo o material usado no trabalho de campo, como o questionário completo.

A nova regra também institui penalidade para quem divulgar os levantamentos que não tiverem sido registrados. Por outro lado, não existe obrigatoriedade de divulgação das pesquisas cadastradas no sistema.

Todas as informações são públicas e ficarão disponíveis no Portal do TSE.

A impugnação do registro ou divulgação das pesquisas eleitorais pode ser feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por candidatos e partidos políticos. Mais informações a respeito das novas regras podem ser consultadas no site do TSE.

O primeiro turno das eleições presidenciais está agendado para o dia 2 de outubro.

Com informações do Poder 360

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Moro recusa debates com ex-ministros e diz que só aceita se for com Lula

Convite do grupo Prerrogativas quer Moro em debate com ex-ministros da Justiça, mas o ex-ministro de Bolsonaro diz que debate apenas contra o ex-presidente Lula.

19 de janeiro de 2022

Sabá Reis, secretário da Semulsp, testa positivo para a Covid-19

Sabá é o terceiro secretário de David Almeida que testa positivo para a Covid nos últimos cinco dias. No dia 13, os titulares da Semcom e Semsa também testaram positivo.

18 de janeiro de 2022

Quadro pandêmico e período de chuvas faz CMM antecipar retorno das férias

O presidente David Reis disse que o momento pede que os vereadores se unam às demais autoridades para enfrentar novo quadro da Covid e ajudar pessoas afetadas pelas chuvas.

18 de janeiro de 2022

Prefeito de Rio Preto diz que ‘religião e bolsonarismo’ boicotam vacinação

Anderson Sousa disse que em Rio Preto da Eva tem dado suporte à vacinação até na zona rural, mas que o empecilho tem sido os líderes religiosos que são contra a vacina.

18 de janeiro de 2022

Municípios com baixo índice de vacinação faltam em reunião com Wilson Lima

Reunião vem após fala do governador sobre preocupação com índices de vacinação. Alguns prefeitos culparam a internet como responsável por falhas na atualização dos números.

18 de janeiro de 2022

Governo anuncia retorno do Vacina Amazonas em Iranduba para este sábado

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima como uma das medidas para que os municípios do interior avancem no número de pessoas vacinadas em todo o Amazonas.

18 de janeiro de 2022

Mário de Mello e Josué Neto vão julgar contas do Governo e Prefeitura

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) definiu os relatores das contas do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus, David Almeida, para o exercício de 2022.

18 de janeiro de 2022

Vanda Witoto entra no Rede para fortalecer candidaturas indígenas

Vanda Witoto filia-se à Rede Sustentabilidade para fortalecer candidaturas indígenas em defesa dos povos tradicionais da floresta e da representatividade das mulheres.

18 de janeiro de 2022