fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Pesquisa Ipespe: Lula tem 44% das intenções de votos e Bolsonaro, 26%

Lula avança de 43% para 44% em relação à pesqisa anterior enquanto Bolsonaro despenca de 28% para 26% na mesma base de comparação, de acordo com Ipespe/XP.

25 de março de 2022

Compartilhe

Bolsonaro perde terreno na comparação entre as duas últimas pesquisas do Ipespe (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 44% a pesquisa de intenção de votos para presidente realizada pelo instituto Ipespe sob encomanda da XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (25). O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue em segundo lugar com 26%. Na simulação de segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 54% contra 31%.

Na segunda pesquisa Ipespe de março, Lula avançou de 43% para 44% diante da primeira pesquisa. Os dados atuais mostram a interrupção na tendência de recuperação de Jair Bolsonaro. O presidente foi a escolha de 26% dos eleitores no cenário estimulado de primeiro turno, ante 28% no levantamento anterior, feito no início de março.

A dupla que lidera a pesquisa foi seguida por Sérgio Moro do Podemos (9%), Ciro Gomes do PDT (7%) e o tucano João Doria (2%). Simone Tebet (MDB), Eduardo Leite (PSDB), André Janones (Avante) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) marcaram 1% cada.

Nos cenários de segundo turno Lula vence Bolsonaro por 54% a 31%, vantagem que se ampliou em 3 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, quando Lula tinha 53% e Bolsonaro, 33%. O ex-presidente ainda tem 37 pontos de vantagem em eventual disputa contra Leite, 35 contra Doria, 27 contra Ciro e 22 contra Moro. Jair Bolsonaro, por sua vez, bate Leite por 1 ponto, mas perde para Moro por 2, Doria por 3 e para Ciro por 12 pontos.

Da Redação com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Com Bolsonaro, Marcha para Jesus acontece hoje em Manaus

Presidente desembarca pela manhã no aeroporto Eduardo Gomes, almoça com militares no Comando Militar da Amazônia e depois encontro com religiosos na Marcha para Jesus.

28 de maio de 2022

Número de eleitores entre jovens e mulheres cresce no Amazonas

O analista político Helso do Carmo, afirmou ao RealTime1 que o crescimento no número de eleitores já é aguardado e que, apesar de pequeno, deverá alterar o cálculo das vagas.

28 de maio de 2022

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022