fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Lula derrota Bolsonaro em 3 das 5 regiões, mostra pesquisa PoderData

Na pesquisa, foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 265 municípios dos 27 estados do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

19 de março de 2022

Compartilhe

Petista lidera no Sudeste, no Nordeste e no Norte. No início do ano, vencia nas 5 regiões (Foto: Reprodução)

Pesquisa PoderData realizada entres os dias 13 e 15 de março mostra que o ex-presidente Lula (PT) derrotaria Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste. O atual presidente lidera no Centro-Oeste e no Sul.

Lula e Bolsonaro são, hoje, os candidatos mais cotados para seguir para um confronto de segundo turno nas eleições presidenciais. Na simulação de primeiro turno entre a população em geral, o petista tem 40% contra 30% do militar. Nenhum dos outros pré-candidatos chega à marca dos 10% –os mais próximos são Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), com 7% cada um.

No cenário de segundo turno geral, Lula atualmente derrotaria Bolsonaro por 50% a 36%. Em meados de janeiro, o petista chegou a ficar numericamente superior ao seu oponente mais provável em todas as 5 regiões.

De janeiro para cá, Lula seguiu liderando no Sudeste e no Nordeste, regiões mais populosas do país (43% e 27% do eleitorado, respectivamente). No Norte, chegou a empatar tecnicamente com o presidente na virada de janeiro para fevereiro (47%, contra 45% de Bolsonaro).

Em 2018, Bolsonaro derrotou o também petista Fernando Haddad com 55,13% dos votos válidos. Teve bom desempenho nos Estados do Sudeste: 67,97% em São Paulo, 58,19% em Minas Gerais e 63,06% no Espírito Santo. O resultado indica que parte considerável destes votos hoje está com Lula.

Com informações do Poder 360

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022