fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Período eleitoral causa ‘baixa’ em secretarias estaduais e municipais

Ao menos 5 secretários estão de malas prontas para sair das secretarias e iniciar a pré-campanha eleitoral em busca de votos. Alguns substitutos ainda não foram anunciados.

31 de março de 2022

Compartilhe

A legislação eleitoral prevê que os ocupantes de cargos públicos como secretarias e autarquias deixem as funções seis meses antes do pleito geral, este ano realizado no dia 2 de outubro (Foto: Divulgação)

Com a proximidade da eleição de outubro, as secretarias do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus começam a sofrer ‘baixas’. Os secretários que vão concorrer a algum cargo têm de abandonar as funções em até seis meses da eleição, que este ano acontece no dia 2 de outubro.

Ao menos cinco secretários estaduais e municipais já estão de malas prontas para deixar as pastas e iniciar a pré-campanha eleitoral.

O, agora, ex-secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis (Avante), deixou hoje o comando da Semulsp para disputar a eleição. O nome dele é sondado para uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ou até para a vaga de vice-governador na chapa de reeleição de Wilson Lima (UB).

No lugar de Sabá, a Semulsp terá como titular Altervi Moreira que, até então, era subsecretário.

No dia 16 de março, o secretário municipal de Educação, Paurdeney Avelino (UB) deixou pasta. Ele vai ser candidato a deputado federal. No lugar dele, David Almeida colocou sua irmã, Dulce Almeida.

O secretário municipal da Casa Civil, Tadeu de Souza que deve concorrer a uma vaga de deputado estadual vai ser substituído por Rafael Lins Bertazzo.

A deputada estadual Alessandra Campelo, que anunciou nesta quarta-feira (30) migração do MDB do senador Eduardo Braga para o PSC, deixou a função de titular da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas). Ainda não foi divulgado quem ficará na função de secretária da pasta.

Também está indefinida a titularidade da Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas, comandada até hoje pela delegada geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz, que foi anunciada como um dos nomes da chapa para cargo de deputado federal pelo União Brasil.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022