fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Pauderney faz live e fala sobre políticas de incentivos à Zona Franca

Em live nas redes sociais, nesta quinta-feira, o pré-candidato à deputado federal Pauderney Avelino destacou a criação de 3,5 mil cargos na Semed a partir de sua iniciativa.

6 de maio de 2022

Compartilhe

Pauderney Avelino também tratou dos decretos do IPI que prejudicam a Zona Franca (Foto: Reprodução)

Presidente do União Brasil no Amazonas, ex-secretário Municipal de Educação e pré-candidato a deputado federal, Pauderney Avelino fez um balanço de suas principais ações à frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em uma live de pouco mais de 20 minutos, na noite ontem (5). Ele também tratou rapidamente de outros temas, como pandemia e Zona Franca de Manaus (ZFM).

Pauderney começou comentando a recente aprovação e sanção das 3,5 mil vagas abertas para contratação na Semed e adiantou que entre 400 e 500 novos profissionais já serão chamados. Eles vão ser selecionados entre os candidatos do concurso de 2017 que ficaram no cadastro de reserva e que não podiam ser convocados porque os cargos não existiam na secretaria.

O ex-secretário lembrou que antes da criação dos 3,5 mil novos cargos na Educação Municipal, conseguiu convocar 250 professores de Matemática e Ciências e outros 350 professores do 1º ao 5º ano.

A pauta da live seguiu com a confirmação de um novo voo da companhia aérea Azul direto de Manaus para Barcelos (distante 399 quilômetros a noroeste de Manaus).

Pauderney emendou para a questão do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) que foi reduzido pelo Governo Federal, prejudicando a Zona Franca de Manaus. Ele fez um breve histórico de como funciona a política de incentivos da ZFM para explicar porque a redução é danosa para o Amazonas e lembrou que 80% da arrecadação do Estado é decorrente das indústrias incentivadas pelo modelo.

“Uma coisa que eu aprendi na minha experiência como parlamentar é que, quando governos reduzem impostos, necessariamente o preço do produto não reduz para o consumidor. Respeito muito os empresários, mas alguns usam a redução como margem de lucro”, disse.

O ex-secretário lembrou das duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) que foram ingressadas pelo Governo do Amazonas contra os decretos do governo federal referentes ao IPI e cometou como estão tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por último, lembrou que conseguiu trazer 40 mil vacinas para os profissionais da Educação de Manaus, no dia 1 º de maio de 2021, o que segundo ele “permitiu o retorno sadio dos alunos na volta às aulas”, disse.

E apostando na estratégia das redes sociais, Paudeney Avelino se despediu divulgando seu perfil na rede social Tik Tok.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022