Em live nas redes sociais, nesta quinta-feira, o pré-candidato à deputado federal Pauderney Avelino destacou a criação de 3,5 mil cargos na Semed a partir de sua iniciativa.
Pauderney Avelino também tratou dos decretos do IPI que prejudicam a Zona Franca (Foto: Reprodução)
Presidente do União Brasil no Amazonas, ex-secretário Municipal de Educação e pré-candidato a deputado federal, Pauderney Avelino fez um balanço de suas principais ações à frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em uma live de pouco mais de 20 minutos, na noite ontem (5). Ele também tratou rapidamente de outros temas, como pandemia e Zona Franca de Manaus (ZFM).
Pauderney começou comentando a recente aprovação e sanção das 3,5 mil vagas abertas para contratação na Semed e adiantou que entre 400 e 500 novos profissionais já serão chamados. Eles vão ser selecionados entre os candidatos do concurso de 2017 que ficaram no cadastro de reserva e que não podiam ser convocados porque os cargos não existiam na secretaria.
O ex-secretário lembrou que antes da criação dos 3,5 mil novos cargos na Educação Municipal, conseguiu convocar 250 professores de Matemática e Ciências e outros 350 professores do 1º ao 5º ano.
A pauta da live seguiu com a confirmação de um novo voo da companhia aérea Azul direto de Manaus para Barcelos (distante 399 quilômetros a noroeste de Manaus).
Pauderney emendou para a questão do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) que foi reduzido pelo Governo Federal, prejudicando a Zona Franca de Manaus. Ele fez um breve histórico de como funciona a política de incentivos da ZFM para explicar porque a redução é danosa para o Amazonas e lembrou que 80% da arrecadação do Estado é decorrente das indústrias incentivadas pelo modelo.
“Uma coisa que eu aprendi na minha experiência como parlamentar é que, quando governos reduzem impostos, necessariamente o preço do produto não reduz para o consumidor. Respeito muito os empresários, mas alguns usam a redução como margem de lucro”, disse.
O ex-secretário lembrou das duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) que foram ingressadas pelo Governo do Amazonas contra os decretos do governo federal referentes ao IPI e cometou como estão tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).
Por último, lembrou que conseguiu trazer 40 mil vacinas para os profissionais da Educação de Manaus, no dia 1 º de maio de 2021, o que segundo ele “permitiu o retorno sadio dos alunos na volta às aulas”, disse.
E apostando na estratégia das redes sociais, Paudeney Avelino se despediu divulgando seu perfil na rede social Tik Tok.
Texto: Emerson Medina
Leia Mais: