Reunião vem após fala do governador sobre preocupação com índices de vacinação. Alguns prefeitos culparam a internet como responsável por falhas na atualização dos números.
Anderson Cavalcante, prefeito de Autazes fala das dificuldades para a vacinação nos municípios (Foto: João Luiz Onety/ Portal RealTime1)
O governador Wilson Lima (PSC) recebeu na manhã desta terça-feira (18), na sede do Governo, 30 prefeitos do interior. O objetivo da reunião era traçar estratégias para alavancar a vacinação contra a Covid-19 em todo o Amazonas.
O RealTime1 antecipou que os números de imunização nos municípios estão abaixo do esperado, quando, ontem (17), o governador declarou que estava preocupado com esta situação, alegando que mesmo depois de um ano, algumas gestões municipais ainda não conseguiram números satisfatórios na imunização.
”Chamei os prefeitos para entender quais são os obstáculos que impedem a vacinação”, disse o governador.
O que chamou a atenção é que os prefeitos de municípios como: Tabatinga, Saul Bemerguy (MDB); de Ipixuna, Maria do Socorro (MDB); de Coari, Keitton Pinheiro (PSD) e de Barcelos, Edson Mendes (MDB), que estão com níveis baixos de vacinação, não compareceram ao encontro.
Tabatinga e Ipixuna seguem com 22,4% da população com o esquema vacinal completo. Barcelos tem 28,6% dos cidadãos completamente imunizados e Coari está 28,6% de imunização. Todos os prefeitos desses municípios são de partidos de fora do arco de aliança do governador como o MDB e o PSD.
Os prefeitos de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (PP) e o prefeito de Autazes, Anderson Cavalcante (PSC), falaram sobre as dificuldades que vêm encontrando para aumentar os números da vacinação.
O prefeito de Autazes destacou que a reunião foi positiva. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), o município conta 72,1% da população apta para vacinação com o esquema vacinal completo.
”A reunião foi muito proveitosa. Em Autazes, nós conseguimos avançar muito na vacinação. Tanto no aumento da nossa equipe de vacinadores quanto em outras estratégias, mas eu ainda tenho dificuldade na área indígena”, revelou Anderson Cavalcante.
Anderson ainda tentou justificar os baixos índices atribuindo à deficiência que o interior tem com a questão da internet.
”Alguns estão atingindo um bom nível de vacina, mas não estão conseguindo atualizar no site por questões de problemas na internet, por exemplo”, disse.
Wilson disse ainda que alguns municípios já começaram a registrar um aumento na procura por testes de Covid-19, informando que o Governo está analisando de que forma irá ajudar esses municípios no processo de testagem.
Texto: João Luiz Onety
Leia Mais: