fbpx

segunda, 23 de maio de 2022

Índice de vacinação no interior do Amazonas ainda é preocupante

Em municípios como Tabatinga e Ipixuna, menos de 30% da população está completamente imunizada. Wilson Lima afirmou que tem buscado formas de aumentar essas estatísticas.

18 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

Mais de um ano depois do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil, os índices de imunização de alguns municípios do interior do Amazonas ainda inspiram preocupação e o cenário que era difícil antes, se agravou mais ainda com a chegada da variante ômicron, em janeiro desse ano.

Na manhã desta segunda-feira (17), durante a abertura da campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, o governador Wilson Lima (PSC) destacou com preocupação o cenário epidemiológico no interior e afirmou que tem intensificado as ações para tentar alavancar os baixos índices de vacinação, como oferecer um número maior de vacinadores às prefeituras.

Além disso, outras ações estão sendo desenvolvidas para que todos os municípios alcancem o índice vacinal de, pelo menos, 70% da população imunizada.

Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou ao RealTime1 que o Governo tem levado vacinas à população moradora de áreas ribeirinhas de alguns municípios por meio da modalidade drive-thru fluvial, garantindo a aplicação de doses em pessoas com dificuldades logísticas para chegar aos centros urbanos e informou ainda que tem feito a busca ativa de não-vacinados.

Wilson Lima citou o exemplo de Tabatinga, que fica no extremo oeste do Amazonas. Por lá, apenas um quinto da população está completamente imunizada.

”Me preocupa alguns municípios, como Tabatinga, não conseguirem avançar na vacinação. Por lá, apenas 22% tomaram primeira e segunda dose”, disse o governador.

Os números baixos não são exclusividade de Tabatinga. De acordo com informações da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra Rosemary Costa Pinta (FVS-RCP), Ipixuna segue com uma estatística similar, apenas 22,4% da população já completou o esquema vacinal. Em outros municípios a vacinação também não alcançou um terço da população, como Coari (28,6%), Barcelos (28,1%) e Codajás (27,6%).

Wilson reforçou a importância da imunização e pediu que aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal que façam isso mais rápido possível. Wilson disse ainda, que mais da metade dos internados por Covid-19 é de não vacinados.

”Sessenta por cento das pessoas que estão internadas não tomaram sequer uma dose da vacina. Mais uma vez essa, é a prova de que a vacina é a arma mais poderosa que a gente tem contra a Covid-19”, ressaltou.

Dados da FVS-RCP mostram que, em 22 municípios o esquema vacinal completo está abaixo de 50% da população com idade igual a 12 anos ou mais. Outros nove estão com a cobertura igual ou superior a 80%.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Profissionais de saúde recebem capacitação em Canutama, no AM

O objetivo é ajudar Canutama a melhorar a sua avaliação de desempenho, possibilitando aumentar o recurso que o município recebe e melhorar a assistência à população.

22 de maio de 2022

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Apesar da decisão assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo federal diz que nenhuma política pública de saúde será interrompida.

22 de maio de 2022

Serviço de bordo em voos nacionais começa a ser retomado neste domingo

Após dois anos de suspensão por causa da pandemia, as empresas Azul, Gol e Latam voltam a oferecer serviços de bordo com snacks e bebidas à vontade, sem custo adicional.

22 de maio de 2022

2ª etapa do concurso do Corpo de Bombeiros tem mais de 400 ausentes

O resultado preliminar desta segunda fase do concurso do Corpo de Bombeiros do Amazonas está previsto para ser divulgado no dia 14 de julho.

22 de maio de 2022

Cheia do rio Negro avança e feira Manaus Moderna ganha pontes de madeira

A medida é para que o trânsito de permissionários e clientes dentro da feira Manaus Moderna, especialmente nas áreas mais baixas, não prejudique o comércio dos feirantes.

22 de maio de 2022

Termina neste sábado o prazo para as inscrições do Enem 2022

De acordo com o Inep, as provas do exame do Enem 2022 serão aplicados em todos os Estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

21 de maio de 2022

TCE-AM dá início a curso inédito de Contabilidade Pública, nesta segunda

O curso do TCE-AM inicia segunda-feira e será realizado até o dia 26 de maio de forma presencial para servidores públicos, jurisdicionados e sociedade, em geral.

21 de maio de 2022

Governo regulariza 100 pistas de pouso em funcionamento na Amazônia Legal

A Anac já havia aprovado no ano passado uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região para facilitar atendimento humanitário na pandemia.

21 de maio de 2022