fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Marcellus Campelo comemora decisão do Ministério Público Federal

MPF não encontrou irregularidades em sua gestão. Ex-titular da Saúde do Amazonas disse que decisão "honra os profissionais da Saúde" e que segue confiante em todo processo.

19 de novembro de 2021

Compartilhe

Marcellus tem destacado a atuação dos profissionais da Saúde durante o período mais crítico da pandemia no Estado (Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) não encontrou nenhuma irregularidade nos processos abertos contra o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo relacionados a ações da secretaria durante a pandemia de Covid-19.

As decisões de arquivamento e de declínio de atribuição dos processos abertos contra a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-A) foram publicados no Diário Eletrônico do Ministério Público Federal (MPF) de quinta-feira (18) e comemoradas pelo próprio ex-titular do órgão nas redes sociais.

Segundo ele, a decisão do MPF “honra os profissionais da área”.

“Sigo confiante, porque sei do trabalho realizado e dos desafios enfrentados por todos da saúde, nessa que está sendo a maior crise sanitária no mundo, em cem anos. Cada arquivamento honra todos os profissionais da saúde no Amazonas que foram incansáveis”, escreveu o ex-secretário.

O MPF não encontrou fundamentação nas denúncias apresentadas sobre possíveis irregularidades na contratação e prestação de serviços, em operação de transporte para pacientes com Covid-19, no Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins e sobre distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas unidades da rede estadual.

Processo de improbidade também arquivado

No Diário do MPF também consta a publicação do arquivamento de um procedimento preparatório diretamente contra Marcellus Campêlo por suposto descumprimento de requisições expedidas pelo 1º Ofício da Procuradoria da República no Amazonas.

Entre as justificativas do órgão, estão a não comprovação de improbidade administrativa ou crime; ausência de demonstração da inequívoca ciência pessoal do representado; constatação de que parte muito significativa dos expedientes não pode ser considerada como requisição e também por não conter indicação específica dos dados requisitados.

Não houve irregularidades

Esta não é a primeira vez que os órgãos de controle externo arquivam processos referentes a denúncias contra o ex-secretário Marcellus Campêlo por não encontrarem comprovação de irregularidade.

Em julho, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou improcedente a suspeita de irregularidade na contratação de empresa para prestação de serviços de UTI aérea durante a pandemia.

E, recentemente, o MPE também arquivou um Procedimento Administrativo para acompanhar as medidas adotadas pela SES-AM para garantir recursos humanos em quantidade suficiente nos hospitais para atendimento aos pacientes com Covid-19, tendo em vista o aumento exponencial da demanda no pico da pandemia.

O órgão considerou satisfatória a resposta da secretaria sobre admissões feitas por meio de processo seletivo e de contratação de serviços.

Da Redação, com informações da Revista Cenarium

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Coari: Justiça libera entrega de cartões do Auxílio Estadual e cestas básicas

No último dia 20, populares se revoltaram com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, após a juíza da eleição suplementar, Mônica do Carmo, ter proibido a entrega dos cartões.

26 de novembro de 2021

‘Dinheiro pro espaço’: Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.

26 de novembro de 2021

Plínio vota em Eduardo Leite e descarta Arthur Neto nas prévias do PSDB

'Manda quem tem mandato. E eu tenho', diz Plínio sobre disputa com Arthur. Avalia disputar a eleição para o Governo, mas não conta com a garantia de apoio do ex-prefeito.

26 de novembro de 2021

Prefeito reúne secretariado para alinhar estratégias econômicas para 2022

Entre os projetos está a construção de seis viadutos; o Mirante da Ilha de São Vicente; o Mirante “Encontro das Águas” Rosa Almeida; e a reforma de paradas de ônibus.

26 de novembro de 2021

Candidato à presidência pelo PSDB deve ser revelado neste sábado

Após cinco dias de suspensão por conta de problemas no aplicativo de votação, o PSDB vai retomar suas prévias presidenciais a partir deste sábado (27), das 8h às 17h.

26 de novembro de 2021

Lula diz que Bolsonaro segue sendo o maior aliado do coronavírus no país

Ex-presidente responsabiliza atual governante por manter fronteiras abertas mesmo com novas variantes detectadas. Hoje, a Anvisa recomendou algumas restrições para viajantes.

26 de novembro de 2021

Texto que institui Auxílio Brasil será analisado pelo Senado Federal

A manutenção da famílias beneficiárias dependerá, no mínimo, do cumprimento de algumas condições relativas à realização do pré-natal, calendário de vacinação e entre outras.

26 de novembro de 2021

Teste do pezinho é ampliado e passa a detectar até 53 doenças no bebê

O projeto aprovado pelo Senado Federal ampliou o alcance do exame, detectando até doenças raras e que só podem ser descobertas após testes na rede particular de saúde.

26 de novembro de 2021