fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

MP e Prefeitura assinam termo para eliminar ciclofaixa da Ponta Negra

O MPAM afirmou que os recursos públicos do município aplicados na implementação da atual ciclofaixa foram desperdiçados, já que a obra acabou não servindo aos ciclistas.

11 de novembro de 2021

Compartilhe

A Prefeitura tem 60 dias para encaminhar o projeto da obra ao MP (Foto: Reprodução)

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Manaus para resolver o problema da ciclofaixa pintada na estrada da Ponta Negra. A faixa atual será desativada, com recomposição das três pistas de rolamento dos carros em suas medidas originais, e uma ciclovia será construída no outro lado da pista, com mão e contramão.

O promotor de Justiça Paulo Stélio Guimarães, titular da 63ª Prourb, explicou que, na implantação da ciclovia, que se estenderá do Complexo Turístico da Ponta Negra até as proximidades da Igreja da Restauração, algumas desapropriações deverão ser realizadas, mas que grande parte do trajeto encontra-se em área pertencente ao poder público. A Prefeitura informou, também, que já existem negociações com o Exército Brasileiro para a utilização do espaço que faz parte da área militar.

Paulo afirmou que a atual ciclofaixa é uma obra cheia de inadequações que expõem os ciclistas a riscos de acidentes e prejudica os motoristas, com a diminuição da largura das faixas de rodagem.

Os problemas na ciclofaixa da estrada da Ponta Negra foram notificados ao MPAM em dezembro de 2020, quando a obra foi inaugurada. Após serem averiguados como Notícia de Fato, um Inquérito Civil foi instaurado na 63ª Prourb no dia 11 de março deste ano. Em agosto, já com o TAC em formatação, o MP realizou um debate online sobre o tema.

A Prefeitura tem um prazo de 60 dias para encaminhar o projeto da obra ao MP, mas se comprometeu a apresentar o documento até dezembro.

Fonte: MPAM

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

BID aprova empréstimo de 80 milhões de dólares para o Prosamin+

Processo segue para o Senado para a aprovação da Operação de Crédito Internacional pela União, antes da assinatura do contrato

2 de dezembro de 2021

Plínio quer saber de onde partiu ordem de queimar flutuantes no rio Madeira

Plínio Valério acredita que o governo brasileiro, em termos de mineração, vem sendo levado a cumprir leis "paridas" na Europa por "forças estranhas".

2 de dezembro de 2021

Senado aprova André Mendonça para ocupar vaga de ministro no STF

O próximo passo para a entrada de Mendonça no STF é a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU), em um decreto assinado pelo chefe do Executivo.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Justiça do Senado aprova André Mendonça para o STF

Após 4 meses de espera, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a indicação de André Mendonça ao STF. Placar foi de 18 votos a favor e 9 contra.

1 de dezembro de 2021

Câmara adia votação de projetos para homenagear secretário de David

O secretário de feiras Renato Júnior recebeu a medalha de ouro Guilherme Moreira na área de comércio. Sessão solene inviabilizou votação de pauta com 14 projetos de lei.

1 de dezembro de 2021

PDT flerta com Carol Braz de olho no Governo do Amazonas em 2022

Carol Braz confirmou ao RealTime1 que terá reunião nesta quinta-feira (2) com o presidente do PDT Nacional, Carlos Luppi, sobre o convite para se filiar ao partido.

1 de dezembro de 2021

Clientes devem ser notificados antes de vistoria em medidores de água ou luz

Projeto de lei foi de autoria dos deputados Sinésio Campos, Carlinhos Bessa e Dermilson Chagas, que são membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Amazonas Energia.

1 de dezembro de 2021

Wilson anuncia entrega da AM-070 duplicada para o dia 20 de dezembro

Governador fez o anúncio enquanto fiscalizava a pavimentação dos últimos 300 metros da estrada; próxima etapa é a instalação de 11 quilômetros de sinalização da rodovia.

1 de dezembro de 2021