fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

MP-AM combatendo nepotismo: Urucurituba deve exonerar 52 servidores

Na lista para exoneração, quatro nomes estão ligados ao prefeito, seis ao vice, 25 a vereadores e 17 a secretários municipais. Sabugo tem 30 dias para tirá-los da gestão.

9 de setembro de 2021

Compartilhe

Caso não exonere servidores, Sabugo pode responder por improbidade administrativa (Foto: Divulgação)

O prefeito de Urucurituba, José Claudenor de Castro Pontes, conhecido como Sabugo (PT), deve exonerar imediatamente 52 servidores públicos. A recomendação é do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) que busca, com a medida, coibir a prática de nepotismo na contratação de funcionários pelo poder público municipal.

A recomendação foi expedida ontem (8), pelo promotor Kleyson Nascimento Barroso, e dá um prazo de até 30 dias para que Sabugo exonere os 52 servidores municipais, “em respeito à Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF)”. Caso a recomendação não seja atendida pelo prefeito de Urucurituba, Sabugo pode responder por ato de improbidade administrativa em razão da violação de princípios da administração pública.

De acordo com o MP-AM, dos 52 servidores cuja nomeação incide na prática de nepotismo, quatro são parentes do prefeito, seis são ligados ao vice-prefeito, 25 são relacionados a vereadores e 17, a secretários municipais. Além da exoneração desses 52 servidores, Kleyson Barroso quer também a dispensa de quaisquer outros servidores cuja nomeação configure nepotismo.

O que diz a Súmula Vinculante nº 13

Conforme a Súmula Vinculante nº 13, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta , colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Fedeal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

“Configura-se nepotismo cruzado ou reflexo quando há troca de parentes entre agentes públicos, ou seja, designações recíprocas, para que tais parentes sejam contratados diretamente, sem concurso. No curso da investigação, constatamos que, no quadro de pessoal do município de Urucurituba, determinados servidores públicos possuem indiscutível laço de parentesco com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores”, apontou o promotor.

Da Redação, com informações do MP-AM

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Senadores se solidarizam com Simone, agredida por Rosário na CPI

Exceto os senadores Eduardo Girão e Luiz Carlos Heinze, todos os membros da CPI apresentaram solidariedade a colega, chamada de 'descontrolada' por ministro da CGU.

22 de setembro de 2021

Governo e Aleam analisam casos de servidores que devem ser demitidos

Na quarta-feira passada (15), o STF determinou a demissão de ao menos 10 mil servidores do Governo do Estado do Amazonas, Aleam, TCE-AM e MPE-AM.

22 de setembro de 2021

Diretor da Prevent fala na CPI sobre mortes após tratamento precoce

Pedro Benedito Batista Júnior é acusado de pressionar médicos contratados pela empresa para prescrever os remédios do chamado kit Covid para o tratamento precoce.

22 de setembro de 2021

Anvisa recomenda que Bolsonaro e comitiva cumpram quarentena

Presidente esteve em várias oportunidades com o Ministro da Saúde, que testou positivo para Covid-19 e ficou em Nova York cumprindo quarentena.

22 de setembro de 2021

Sem consenso, votação da Reforma Administrativa emperra na Câmara

Líderes partidários se reuniram nesta terça-feira com o deputado Arthur Maia (DEM-BA) e com o presidente da Câmara, Arthur Lira para discutir pontos sensíveis da reforma.

22 de setembro de 2021

Medalha do Mérito Cultural da Aleam receberá nome de Zezinho Corrêa

O cantor José Maria Nunes Corrêa, de nome artista Zezinho Corrêa, morreu de Covid-19 em fevereiro deste ano. A homenagem é proposta pelo deputado Saullo Vianna.

21 de setembro de 2021

PL propõe que ônibus tenham assentos sinalizados para passageiros autistas

O que o vereador autor da proposta pode não ter levado em conta é que a pessoa autista é considera PcD e todos os assentos dos ônibus em Manaus são preferências desde 2016.

21 de setembro de 2021

Vereador quer multa de até R$ 1,1 mil por veículos barulhentos em Manaus

Em caso de reincidência no período de ate doze meses a contar da atuação anterior, o condutor ou dono do veículo causador da poluição sonora terá a multa dobrada.

21 de setembro de 2021