fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Ministro foge das perguntas sobre prescrição da cloroquina e lockdown

Pressionado por Renan Calheiros, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que não poderia fazer juízo de valor sobre as opiniões de Bolsonaro.

6 de maio de 2021

Compartilhe

Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e Omar Aziz conversam durante depoimento do ministro da Saúde (Foto: Reprodução)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga fugiu das perguntas do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL) acerca do uso e distribuição da cloroquina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a mando do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Renan, iniciou a rodada de questionamentos sobre o medicamento à Queiroga pedindo para que ele responder se compactuava com o pensamento defendido por Bolsonaro sobre o uso da droga medicamentosa.

O ministro se esquivou dizendo que a pergunta estaria pedindo um juízo de valor sobre as convicções de Bolsonaro e afirmando que não existiria um consenso no meio técnico para fazer tal afirmação. Os governistas imediatamente interviram, dizendo que o relator estaria direcionando as perguntas para induzir respostas desfavoráveis ao Governo.

E o lockdown?

Sobre a possibilidade de lockdown – novamente abordado pelo presidente que, inclusive, ontem ameaçou colocar as Forças Armadas nas ruas para permitir a livre circulação das pessoas – o ministro se opôs, mas em seguida recuou dizendo que “para assegurar a liberdade das pessoas”, concorda com o presidente.

Mas, Queiroga fez uma ressalva sobre o tema e disse que não está participando da formulação do decreto prometido pelo presidente. O ministro disse que, caso se concretize, fará uma avaliação e dará a opinião sobre o assunto ao presidente.

Texto: Giovanna Marinho

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Especialistas em Saúde são contrários, mas Alemão quer comércio 100% aberto

Empresário e parlamentar, William Alemão afirma que maioria das pessoas dos grupos de risco para a Covid-19 está imunizada e que cenário é ideal para flexibilizar medidas.

25 de junho de 2021

Agenda antiambiental de Bolsonaro pode prejudicar Zona Franca de Manaus

A transgressão de compromissos internacionais para a preservação da floresta amazônica pode acarretar boicotes a produtos brasileiros em outros países.

25 de junho de 2021

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021