O estado brasileiro tem a maior taxa dentre todos os países com mais de 100 mil habitantes; Amazonas também lidera números nacionais, seguido de Rio de Janeiro e Roraima.
Nos últimos dias, AM deixou a fase mais crítica (roxa) e voltou à fase vermelha da doença (Foto: Sandro Pereira/O Globo)
Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), hoje, morre, por dia, cerca de 83 pessoas em decorrência da Covid-19 em todo o estado.
O número indica que houve uma queda de 35% na média móvel do número de mortes pela doença no Amazonas nestes últimos 14 dias.
No entanto, o colapso no sistema de saúde, ocorrido ainda em janeiro deste ano, colocou o estado no topo do índice mundial de mortalidade por causa da Covid-19. O Amazonas ultrapassa, inclusive, o número total de um país inteiro como a Bélgica, que segundo o painel mundial, é o país com a maior mortalidade em decorrência do coronavírus.
Na Bélgica, há o registro de 21.551 mortes, o que dá uma média de 185 óbitos a cada 100 mil habitantes. Já o Amazonas, registrou média de 235 mortes diariamente.
O maior estado da Região Norte soma 9.753 mortes por Covid-19 e, deste total, 4.458 pessoas faleceram este ano por causa desta doença.
Texto: Rosianne Couto, com informações do IG e UOL
Leia Mais: