fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Taxa de mortalidade por Covid entre jovens cresce 82,5%

O índice refere-se aos óbitos registrados em dezembro e janeiro, considerando as pessoas com idade entre 20 e 59 anos. Idosos registraram aumento de 71,5%.

4 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Em 11 meses de pandemia, nesta quarta (3) foi a primeira vez que a FVS conseguiu reunir dados de todos os municípios (Foto: Divulgação)

Ao verificar os dados de dezembro do ano passado e janeiro de 2021, apresentados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), é possível identificar o aumento da taxa de mortalidade por Covid-19 entre os jovens.

A faixa etária do estudo é definida em pessoas com idade entre 20 e 59 anos.

No início da pandemia, entre março e abril do ano passado, o aumento no número de mortes entre estes jovens era mínimo, cerca de 2,4%, subindo de 16,3 óbitos para 16,7.

Neste período, a maioria dos casos de óbito envolvia pessoas com idade acima de 60 anos, alcançando o número de 383,8 casos para cada 100 mil habitantes.

A redução nos números de casos de Covid-19 fez com que muitas pessoas, principalmente os mais jovens, relaxassem quanto às medidas sanitárias. Além de abandonarem o uso de máscaras e o uso de álcool em gel, por exemplo, passaram a ignorar a recomendação que orientava quanto ao distanciamento social, o que justifica a infecção e consequente óbitos das pessoas com idade inferior a 60 anos.

Entre dezembro e janeiro, quando registrou-se o aumento no número de casos ocasionando a segunda onda da pandemia no estado, houve um salto de cerca de cinco óbitos para quase 30 a cada 100 mil habitantes.

Estes dados fazem parte do último relatório geral emitido pela FVS, datado do último dia 27 de janeiro.

No documento, também é registrado que o Amazonas é o primeiro no ranking de estados com maior taxa de mortalidade: 172,4 óbitos/100 mil habitantes.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Vereador lança plataforma gratuita de educação política para a população

Inicialmente serão abordados assuntos como a Constituição Federal, a divisão dos poderes, a competência legal dos vereadores e como funcionam as eleições no Brasil.

1 de março de 2021

Defensoria Pública quer “delessários” de volta às atividades policiais

Wilson Lima (PSC) encaminhou à ALE-AM um novo Projeto de Lei para recolocar os delegados no cargo de comissários de polícia. O projeto não foi analisado por falta de quórum.

1 de março de 2021

Compra direta de vacinas terá tramitação rápida e fácil na Câmara Municipal de Manaus

Vereadores ouvidos pelo RealTime1 já se mostraram favoráveis a participação de Manaus no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para compra dos imunizantes.

1 de março de 2021

Ministério da Saúde tem um sério problema com registro de datas

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

1 de março de 2021

Senado debate lei que incentiva empresas a vacinar os trabalhadores

Projeto de lei garante as empresas incentivos fiscais para aquelas que por vontade própria adotem medidas para vacinar os trabalhadores delas

1 de março de 2021

Reunião com governadores pautará a PEC emergencial e socorro à saúde

A conversa do presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL) com os chefes do executivo estadual vai de encontro as falas de Jair Bolsonaro (sem partido) nos últimos dias.

1 de março de 2021

Horário restrito deve causar aglomeração de praticantes nas academias de Manaus

A avaliação é de vereadores de Manaus que não concordam com o horário estabelecido pelo Governo. Eles defendem que o horário seja ampliado.

1 de março de 2021

Ministério Público dá posse aos novos membros do Conselho Superior

Novos conselheiros serão responsáveis pelas ações administrativas do Ministério Público do Estado do Amazonas e também pela discussão de diretivas internas

1 de março de 2021