quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Lula e Alckmin negociam com setores da sociedade em meio a liderança nas pesquisas

Lula e Alckmin tentam estabelecer pontes com igrejas, agro e polícia. A tentativa do tucano seria transferir para o ex-presidente uma parcela de votos que tem em São Paulo.
COMPARTILHE

Os aliados de Lula e de Geraldo Alckmin estão convencidos de que o petista tem votos para chegar ao segundo turno em larga vantagem sobre Jair Bolsonaro mesmo sem ter o ex-governador como vice. O ex-tucano poderia fazer diferença fundamental, no entanto, para liquidar a fatura no primeiro turno.

Para isso, bastaria a Alckmin transferir o apoio de uma pequena parte de seus eleitores em SP.

Uma outra diferença crucial que Alckmin pode fazer é estabelecer pontes efetivas com setores do chamado poder real que têm hoje relação esgarçada com o PT —e que aderiram ao bolsonarismo. Entre os principais deles estão algumas igrejas evangélicas, polícias e representantes do agronegócio.

Aliados dos políticos já começaram a mapear, por exemplo, as igrejas com quem Alckmin poderia dialogar. Já um bom interlocutor de policiais seria Márcio França (PSB-SP), que estabeleceu bom relacionamento com o comando da PM quando governou SP.

Alckmin teria boa entrada também no agronegócio que hoje apoia Bolsonaro.

Da Redação, com informações da Folha de SP

Leia mais:

COMPARTILHE