Juventude, conhecimento e experiência foram atributos usados pelo presidente do órgão de controle, Érico Desterro, para falar do novo conselheiro da Corte de Contas.
Posse como conselheiro do TCE-Am aconteceu na manhã desta terça-feira (Foto: João Onety/RealTime1)
Nesta terça-feira (5), o agora ex-secretário de articulação do Governo do Amazonas, Luis Fabian, tomou posse como o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Fabian foi indicado pelo governador Wilson Lima (União Brasil) e teve aprovação unânime na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na última quarta-feira (30) após sabatina e votação em plenário.
Na manhã desta terça-feira (5), Fabian falou sua experiência na vida pública, destacando de que forma isso o ajudará na nova função.
“Nos últimos 15 anos, estive à frente de várias pastas na Prefeitura e no Governo do Estado, enquanto ordenador de despesas, que certamente me legitimam a estar aqui nesse momento. [conta ainda] a minha formação acadêmica na área do Direito, seguido por especialização, mestrado e doutorado (…) tudo isso me legítima enquanto julgador de contas nesse momento”, disse.
Questionado sobre sua prioridade enquanto novo membro da Corte de Contas, Luis Fabian frisou que a celeridade nos processos será fundamental.
“Minha prioridade é levantar todos os processos que estão pendentes de julgamento e liberar nossa pauta até o final do ano para que nós possamos dar celeridade aos novos processos de prestação de contas e gerar para os prefeitos e ordenadores de despesa a tranquilidade necessária de terem suas contas julgadas tão logo saiam de seus cargos”, apontou o novo conselheiro.
O ex-secretário de Estado assume a vaga do conselheiro Júlio Cabral que teve o pedido de aposentadoria antecipada acatado pela Corte.
O presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro, agradeceu o trabalho do ex-conselheiro Júlio Cabral e elogiou o mais novo empossado.
“Ele é um jovem que vem contribuir com seu conhecimento e experiência na nossa Corte de Contas”, falou Desterro.
Luís Fabian é a segunda pessoa a ser indicada pelo governador Wilson Lima (União Brasil) para a composição da Corte. O primeiro foi o ex-presidente da Aleam, Josué Neto.
Texto: João Luiz Onety
Leia Mais: