fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Luis Fabian assume vaga no TCE-AM e diz que processos ganharão celeridade

Juventude, conhecimento e experiência foram atributos usados pelo presidente do órgão de controle, Érico Desterro, para falar do novo conselheiro da Corte de Contas.

5 de abril de 2022

Compartilhe

Posse como conselheiro do TCE-Am aconteceu na manhã desta terça-feira (Foto: João Onety/RealTime1)

Nesta terça-feira (5), o agora ex-secretário de articulação do Governo do Amazonas, Luis Fabian, tomou posse como o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Fabian foi indicado pelo governador Wilson Lima (União Brasil) e teve aprovação unânime na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na última quarta-feira (30) após sabatina e votação em plenário.

Na manhã desta terça-feira (5), Fabian falou sua experiência na vida pública, destacando de que forma isso o ajudará na nova função.

“Nos últimos 15 anos, estive à frente de várias pastas na Prefeitura e no Governo do Estado, enquanto ordenador de despesas, que certamente me legitimam a estar aqui nesse momento. [conta ainda] a minha formação acadêmica na área do Direito, seguido por especialização, mestrado e doutorado (…) tudo isso me legítima enquanto julgador de contas nesse momento”, disse.

Questionado sobre sua prioridade enquanto novo membro da Corte de Contas, Luis Fabian frisou que a celeridade nos processos será fundamental.

“Minha prioridade é levantar todos os processos que estão pendentes de julgamento e liberar nossa pauta até o final do ano para que nós possamos dar celeridade aos novos processos de prestação de contas e gerar para os prefeitos e ordenadores de despesa a tranquilidade necessária de terem suas contas julgadas tão logo saiam de seus cargos”, apontou o novo conselheiro.

O ex-secretário de Estado assume a vaga do conselheiro Júlio Cabral que teve o pedido de aposentadoria antecipada acatado pela Corte.

O presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro, agradeceu o trabalho do ex-conselheiro Júlio Cabral e elogiou o mais novo empossado.

“Ele é um jovem que vem contribuir com seu conhecimento e experiência na nossa Corte de Contas”, falou Desterro.

Luís Fabian é a segunda pessoa a ser indicada pelo governador Wilson Lima (União Brasil) para a composição da Corte. O primeiro foi o ex-presidente da Aleam, Josué Neto.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022