fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Keitton Pinheiro é eleito prefeito de Coari com 53% dos votos

Keitton é primo do prefeito cassado Adail Filho e sobrinho do ex-prefeito Adail Pinheiro, preso acusado de favorecimento à prostituição e exploração de criança e adolescente.

5 de dezembro de 2021

Compartilhe

Keitton Pinheiro foi eleito com X% dos votos válidos (Foto: Reprodução)

Com 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a eleição do candidato Keitton Pinheiro (PP) como novo prefeito de Coari. De acordo com os dados totalizados, Keitton foi eleito com 53,24% dos votos válidos (17.765 votos), em eleição suplementar reaalizada neste domingo (5). Ele superou os opositores Robson Tiradentes Junior (PSC), que obteve 35,0% dos votos (11.680 votos); Zé Henrique (PL), com 11,31% (3.774 votos); e Mil Mitouso (PSB), que ficou com apenas 0,44% dos votos válidos (148 votos).

Os votos brancos somaram 0,67% (229 votos) e nulos foram 1,15% (391 votos).

Keitton é primo do prefeito cassado Adail Filho (PP) e sobrinho do também ex-prefeito Adail Pinheiro, preso acusado de envolvimento em crimes de favorecimento à prostituição e exploração de crianças e adolescente em novembro de 2014.

Após a confirmação do resultado, o candidato Robson Tiradentes Jr, que ficou em segundo lugar no pleito, divulgou nota na qual agradece os votos recebidos e aos apoiadores que participaram da campanha.

A eleição suplementar em Coari foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em outubro deste ano, após cassação da chapa composta por Adail Filho como prefeito e o próprio Keitton como vice, eleita 2020.

A eleição de Adail Filho representava o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar no município, prática vedada pela legislação eleitoral.

O prefeito eleito ficará responsável pela gestão de um orçamento anual de R$ 200 milhões, o segundo maior entre os municípios do Amazonas, atrás apenas da capital Manaus.

Promessas de campanha

Em entrevista ao RealTime1 no início de novembro, durante campanha eleitoral, Keitton afirmou que, se fosse eleito, a realização de concursos públicos ocorrerá na medida em que a prefeitura necessitar de novos servidores.

Sobre governabilidade no município, Keitton – que presidiu por dois mandatos à Câmara de Vereadores – disse que teria uma relação excelente com os 15 vereadores. Segundo ele, apenas um não declarou apoio à sua candidatura.

Apesar de sinalizar normalidade na relação com o Legislativo, em 2019, Keiton presidiu sessão plenária que cassou, por unanimidade, quatro vereadores de oposição. Os vereadores relataram que a cassação aconteceu por causa da atuação oposicionista.

Keitton prometeu ampliar o uso de tecnologias na área da Educação e Saúde, além de ampliar a cobertura de saúde básica e especializada de Coari.

“Quero fazer de nossa educação um celeiro de mentes preparadas para essa nova revolução tecnológica no Amazonas. Pensamos Coari como o próximo Vale do Silício em inovação. Vamos ampliar nossa saúde básica, além da Vigilância em Saúde. Ampliar nossa atenção especializada e hospitalar, além da questão do monitoramento de (doentes) crônicos”, prometeu.

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Sabá Reis, secretário da Semulsp, testa positivo para a Covid-19

Sabá é o terceiro secretário de David Almeida que testa positivo para a Covid nos últimos cinco dias. No dia 13, os titulares da Semcom e Semsa também testaram positivo.

18 de janeiro de 2022

Quadro pandêmico e período de chuvas faz CMM antecipar retorno das férias

O presidente David Reis disse que o momento pede que os vereadores se unam às demais autoridades para enfrentar novo quadro da Covid e ajudar pessoas afetadas pelas chuvas.

18 de janeiro de 2022

Prefeito de Rio Preto diz que ‘religião e bolsonarismo’ boicotam vacinação

Anderson Sousa disse que em Rio Preto da Eva tem dado suporte à vacinação até na zona rural, mas que o empecilho tem sido os líderes religiosos que são contra a vacina.

18 de janeiro de 2022

Municípios com baixo índice de vacinação faltam em reunião com Wilson Lima

Reunião vem após fala do governador sobre preocupação com índices de vacinação. Alguns prefeitos culparam a internet como responsável por falhas na atualização dos números.

18 de janeiro de 2022

Governo anuncia retorno do Vacina Amazonas em Iranduba para este sábado

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima como uma das medidas para que os municípios do interior avancem no número de pessoas vacinadas em todo o Amazonas.

18 de janeiro de 2022

Mário de Mello e Josué Neto vão julgar contas do Governo e Prefeitura

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) definiu os relatores das contas do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus, David Almeida, para o exercício de 2022.

18 de janeiro de 2022

Vanda Witoto entra no Rede para fortalecer candidaturas indígenas

Vanda Witoto filia-se à Rede Sustentabilidade para fortalecer candidaturas indígenas em defesa dos povos tradicionais da floresta e da representatividade das mulheres.

18 de janeiro de 2022

MPs e Defensorias recomendam passaporte vacinal ‘geral’ no AM

Para os MPs e Defensorias, não há justificativa na exceção para que os estabelecimentos em geral fiquem sem exigir a comprovação vacinal contra a Covid-19 dos clientes.

18 de janeiro de 2022