sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Juiz Fábio Alfaia entrega presidência das eleições de Coari

Alfaia disse que tomou a decisão para cessar indevidas discussões sobre a "tranquilidade da condução" da eleição. O magistrado é acusado de favorecer a família Pinheiro.
COMPARTILHE
Fábio Alfaia

O juiz da 1ª Vara da Comarca de Coari, Fábio Alfaia, anunciou numa rede social, nesta terça-feira (9), que solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) seu afastamento da presidência da eleição suplementar no município que ocorrerá no dia 5 de dezembro.

Em um comunicado rápido, o magistrado disse que tomou a decisão para cessar “indevidas discussões sobre a tranquilidade da condução” da eleição. Alfaia agradeceu a confiança da presidência do TRE-AM durante a sua condução das eleições.

O magistrado é acusado de favorecer a família Pinheiro em decisões judicias. No dia 4 de outubro, o TRE-AM suspendeu uma decisão dele que tornou inelegível o candidato a prefeito Robson Tiradentes Junior por abuso de poder midiático que configura uma vantagem econômica.

Apesar das acusações feitas pela família Tiradentes, o desembargador Cláudio Roessing, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), rejeitou pedido do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) para declarar o juiz Fábio Alfaia suspeito para julgar processos ajuizados contra a Prefeitura de Coari.

Em setembro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pediu que uma investigação fosse reaberta para apurar se o magistrado vendeu um alvará de soltura quando ainda era juiz da comarca de Barcelos. A investigação já tinha sido arquivada pelo TJAM.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

COMPARTILHE
MAPA DA DESIGUALDADE