fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Investigação refaz o caminho das vacinas ao ouvir Anvisa e Pfizer

A CPI da Covid quer saber quais os fatores para a demora na aquisição de vacinas. Na semana, também devem ser votados requerimentos para convocação de amazonenses.

10 de maio de 2021

Compartilhe

Os senadores irão interrogar na CPI os dirigentes da Anvisa e da Pfizer e entender questões relacionadas às vacinas (Foto: Agência Senado)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid foca os seus trabalhos dessa semana nos processos para aquisição de vacinas. O primeiro interrogado será o presidente Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres que deverá esclarecer, nesta terça-feira (11) se houve uso político do órgão para retardar a aprovação de imunizantes.

Na quarta-feira (12) a CPI ouvirá o ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, para esclarecer questões relacionadas as doses de vacinas na Pfizer rejeitadas pelo governo. A presidente da subsidiária brasileira da Pfizer, Marta Díez, prestará depoimento na quinta-feira (13) aos senadores.

Requerimentos

Serão ainda avaliados 229 requerimentos que podem ser votados ao longo desta semana. São 79 convites para audiências públicas e 150 pedidos para a convocação de testemunhas.

Há quem cogite a possibilidade de que entre os convocados estejam o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e seu vice Carlos Almeida, que na semana passada afirmou o uso de Manaus como “laboratório” da estratégia de “imunidade de rebanho”.

Em Manaus, a secretaria municipal da Saúde, Shadia Fraxe e o prefeito David Almeida (Avante) também podem ser chamados para depor por meio de requerimentos. Mas, fontes do RealTime1 acreditam ser pouco provável a convocação de entes políticos na CPI.

O chamado aos ministros de Jair Bolsonaro também estão em pauta na CPI. Os ex-ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), para esclarecer as dificuldades para negociação de vacinas no mercado internacional, e Osmar Terra (Cidadania) para falar sobre as afirmações sobre a imunidade de rebanho.

Com informações da Agência Senado

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021

Hallal: ‘país precisa vacinar mais de 30 milhões em 21 dias de lockdown’

O epidemiologista, que presta depoimento nesta quinta-feira (24), afirmou que só o fechamento radical e vacinação em massa poderiam jogar o número de casos para baixo.

24 de junho de 2021

Em sessão ‘miojo’, deputados criticam política ambiental de Bolsonaro

Serafim Corrêa comemorou a saída do, agora, ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Wilker Barreto usou o tempo de fala para exaltar a ZFM para manutenção da floresta.

24 de junho de 2021