fbpx

sábado, 06 de maro de 2021

Governador endurece medidas de restrição e descarta lockdown

A partir de segunda, Manaus tem horários mais rígidos para funcionamento de comércio e serviços essenciais, além de restrição de circulação de pessoas para conter a pandemia.

23 de janeiro de 2021

Compartilhe

Wilson Lima restringe circulação de pessoas e aperta ainda mais horário de funcionamento do comércio e serviços essenciais. (Foto: Divulgação)

Em resposta à recomendação feita pela Procuradoria Geral da República ao Governo do Amazonas, na última sexta-feira (22), o governador Wilson Lima anunciou na tarde deste sábado (23) normas mais rígidas que passam a valer a partir da próxima segunda-feira (25), após publicação de decreto.

Em live transmitida pelas redes sociais ( Facebook e Youtube), o governador descartou o lockdown no estado. Contudo, limitou ainda mais os horários de funcionamento dos serviços essenciais vigentes.

Novos horários

De acordo com Wilson Lima, Supermercados , padarias, mercados e comércios que trabalham com alimentação vão funcionar de 6h às 19h. Contudo, as feiras estão limitadas ao horário de 4h às 8h.

Farmácias e serviços de saúde como clínicas e hospitais, inclusive os petshops vão poder abrir durante 24 horas.

Restaurantes só vão poder funcionar por meio de entrega no horário de 6h às 22h.

Apenas obras relacionadas à área de saúde poderão funcionar.

Em relação aos transportes, estarão livres para atuar pessoas que trabalhem com produção de cargas relacionadas a itens essenciais à vida, como o abastecimento para o setor da alimentação e de medicamentos ou insumos usados pelos profissionais da saúde.

As indústrias irão funcionar em turno de 12 horas, com exceção das relacionadas aos setores de alimentação e área da saúde.

Circulação de pessoas será restrita

Wilson Lima ainda anunciou a restrição de circulação de pessoas, durante 24 horas. O governador esclareceu que a medida é para restringir o número de pessoas que possam se contaminar.

Wilson Lima destacou que atualmente a taxa de infecção em Manaus é de 1.3, ou seja, cada pessoa contaminada com a covid-19 tem a capacidade de transmitir a doença para outras 130 pessoas.

Para deter esse índice e aliviar o sistema da rede de atendimento em saúde pública e privada no Amazonas, o governador decretou que somente poderão circular pessoas para serviços essenciais.

“Somente poderá sair uma pessoa por família para ir ao supermercado ou à farmácia”, informou na live.

A validade para as medidas anunciadas pelo governador é de sete dias.

Texto: Daniela Tipiti

Leia Mais:

PGR recomenda e Wilson Lima diz que vai acatar medidas mais rígidas

Com toque de recolher, Manaus fica cada vez mais perto do lockdown

Cientistas sugerem lockdown para conter a tragédia no Amazonas

Leia mais sobre Política

PEC Emergencial deve ser votada na Câmara dos Deputados na segunda

Pauta da semana também inclui projetos prioritários da bancada feminina e o novo marco legal do gás. A PEC emergencial é tema contemplado.

6 de março de 2021

Sustentabilidade tem apoio de Wilson Lima em fórum sobre Amazônia

No Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que teve a presença do embaixador dos EUA, Wilson Lima defendeu crescimento sustentável na região.

6 de março de 2021

Bolsonaro usa Lei Rouanet para coibir restrição de circulação nas cidades

Governo Federal quer incentivar apenas os projetos culturais realizados em cidades onde não estejam ocorrendo restrições à circulação de pessoas.

5 de março de 2021

CPI da Amazonas Energia segue sem data para ir ao plenário da Câmara

O documento foi protocolado pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC) no dia 18 de fevereiro e até agora não chegou a ser deliberado pelo presidente da Casa, David Reis.

5 de março de 2021

Câmara vai avaliar PL sobre auxílio de internet para professores

O anúncio foi feito pelo subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marcelo Campbell, durante audiência pública virtual.

5 de março de 2021

Ampliação de programa assistencial é investigado pelo MPE em Coari

Prefeitura do município ampliou de três para dez mil os beneficiários do programa assistencial cujo valor também subiu de R$ 250,00 para R$ 300,00

5 de março de 2021

Governo anuncia audiência pública para discutir obras da AM-010

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

5 de março de 2021

Desburocratizar e resgatar o protagonismo da Ufam são prioridades

Marco Antônio de Freitas é o Terceiro candidato a reitor da Universidade Federal do Amazonas a ser entrevistado pela TVRT1 e expor suas ideias para a gestão da instituição.

5 de março de 2021