A partir de segunda, Manaus tem horários mais rÃgidos para funcionamento de comércio e serviços essenciais, além de restrição de circulação de pessoas para conter a pandemia.
Wilson Lima restringe circulação de pessoas e aperta ainda mais horário de funcionamento do comércio e serviços essenciais. (Foto: Divulgação)
Em resposta à recomendação feita pela Procuradoria Geral da República ao Governo do Amazonas, na última sexta-feira (22), o governador Wilson Lima anunciou na tarde deste sábado (23) normas mais rÃgidas que passam a valer a partir da próxima segunda-feira (25), após publicação de decreto.
Em live transmitida pelas redes sociais ( Facebook e Youtube), o governador descartou o lockdown no estado. Contudo, limitou ainda mais os horários de funcionamento dos serviços essenciais vigentes.
De acordo com Wilson Lima, Supermercados , padarias, mercados e comércios que trabalham com alimentação vão funcionar de 6h às 19h. Contudo, as feiras estão limitadas ao horário de 4h às 8h.
Farmácias e serviços de saúde como clÃnicas e hospitais, inclusive os petshops vão poder abrir durante 24 horas.
Restaurantes só vão poder funcionar por meio de entrega no horário de 6h às 22h.
Apenas obras relacionadas à área de saúde poderão funcionar.
Em relação aos transportes, estarão livres para atuar pessoas que trabalhem com produção de cargas relacionadas a itens essenciais à vida, como o abastecimento para o setor da alimentação e de medicamentos ou insumos usados pelos profissionais da saúde.
As indústrias irão funcionar em turno de 12 horas, com exceção das relacionadas aos setores de alimentação e área da saúde.
Wilson Lima ainda anunciou a restrição de circulação de pessoas, durante 24 horas. O governador esclareceu que a medida é para restringir o número de pessoas que possam se contaminar.
Wilson Lima destacou que atualmente a taxa de infecção em Manaus é de 1.3, ou seja, cada pessoa contaminada com a covid-19 tem a capacidade de transmitir a doença para outras 130 pessoas.
Para deter esse Ãndice e aliviar o sistema da rede de atendimento em saúde pública e privada no Amazonas, o governador decretou que somente poderão circular pessoas para serviços essenciais.
“Somente poderá sair uma pessoa por famÃlia para ir ao supermercado ou à farmácia”, informou na live.
A validade para as medidas anunciadas pelo governador é de sete dias.
Texto: Daniela Tipiti
Leia Mais:
PGR recomenda e Wilson Lima diz que vai acatar medidas mais rÃgidas
Com toque de recolher, Manaus fica cada vez mais perto do lockdown
Cientistas sugerem lockdown para conter a tragédia no Amazonas